‘Sorte e perícia’: especialista fala sobre pouso de avião na BR-101, em Garuva

O pouso forçado de um avião na BR-101, em Garuva, no norte de Santa Catarina, terminou bem-sucedido por dois fatores: sorte e perícia. Segundo o perito aeronáutico, Daniel Calazans, situações como esta demandam uma resposta ágil e técnica por parte do piloto responsável pela aeronave.

Avião que pousou na BR-101 sendo desmontado

O avião de pequeno porte foi desmontado e levado com um guincho para manutenção – Foto: Mikael Melo/NDTV

O incidente aconteceu na manhã desse sábado (6) e não deixou vítimas. Imagens captadas por quem trafegava na rodovia registraram o momento que a aeronave pousa, em meio aos carros e muito próximo de um caminhão de combustível, na BR-101, no norte catarinense.

‘Sorte’ e ‘perícia’, diz especialista sobre pouso de avião na BR-101

À reportagem da NDTV Record, o piloto da aeronave relatou que houve uma pane no motor e, por isso, foi necessário aterrissar, emergencialmente, o avião na BR-101. A aeronave havia decolado de Guaramirim com destino a Garuva.

Em casos como este, segundo o perito aeronáutico, Daniel Calazans, a tomada de decisão é fundamental para preservar vidas e a segurança do local onde se deseja pousar.

“Quando uma aeronave encontra-se em emergência e é forçada a realizar o pouso, o piloto vai optar pela melhor área que ofereça os menores riscos possíveis”, destacou ao Jornal da Record.

Pouso de avião na BR-101

Avião de pequeno porte fez pouso forçado após pane no motor – Foto: PRF/ND

Segundo o especialista, fatores como sorte e perícia do piloto fizeram a diferença na ocorrência. “Nós não sabemos se o piloto teve opções ou alternativas. Analisando as imagens, eu não descarto a sorte e também, o piloto foi perito ao conseguir encaixar a aeronave ali entre os veículos”, disse Calazans.

Cenipa investiga causas de incidente

Ainda no sábado, a FAB (Força Aérea Brasileira) abriu uma investigação para entender as causas que levaram ao pouso do avião na BR-101. Investigadores do Cenipa (Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) de Canoas (RS) foram acionados para o levantamento de dados e informações necessárias para a investigação no local do incidente.

Avião sendo retirado de pista

Aeronave foi retirada da via algumas horas após o pouso forçado. Não houve feridos – Foto: PRF/ND

Segundo a FAB, a conclusão da investigação ocorrerá no menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência. O objetivo da apuração é contribuir para a prevenção de acidentes aeronáuticos.

Veja momento de pouso forçado na BR-101:


Imagens do momento em que avião de pequeno porte cai em BR – Vídeo: Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.