VÍDEO: PMs queimam cruz em SP e internautas associam gesto à Ku Klux Klan

Policiais queimam cruz durante "ritual" em São José do Rio Preto, São Paulo. Na imagem, o ritual sendo realizado, com a cruz em chamas e os policias rodeados de tochas de fogo.

Policiais queimam cruz durante “ritual” em São José do Rio Preto, São Paulo – Foto: Divulgação/@ricardope/Ricardo Pereira/X/ND

Policiais militares do Baep (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) de São José do Rio Preto, em São Paulo, publicaram um vídeo nas redes sociais da própria polícia militar, na terça-feira (15), que logo depois foi excluído do perfil oficial. Nas imagens, os agentes aparecem queimando uma cruz em local aberto, com tochas no chão e rodeados de viaturas da corporação.

A gravação conta com trilha sonora e produção de imagens aéreas com drone. O ato foi realizado à noite e tem mais de 10 agentes da Polícia Militar envolvidos. As imagens mostram uma cruz em chamas, com o caminho até ela marcado pelo fogo. Viaturas da corporação aparecem com as sirenes ligadas e um letreiro com a escrita “Baep” também aparece pegando fogo.

Nas redes sociais, internautas associaram gestos realizados pelos agentes  da PM durante o ato a um aceno nazista. Enquanto a cruz queima, os policiais erguem os braços na altura do ombro. Nos comentários da publicação, a cena é comparada ao gesto popularmente utilizado pela Ku Klux Klan, dos Estados Unidos.

“Isso é inaceitável”, comentou um usuário do X. “Parece ritual que a Ku Klux Klan fazia”, declarou um internauta. Outros perfis nas redes sociais sugeriram que o gesto seria um ‘juramento à bandeira’, tradicional em cerimônias militares.

Internautas associaram gestos de agentes da PM à saudação nazista. Na imagem, os policiais aparecem, durante o ritual, com o braço estendido na altura do ombro.

Internautas associaram gestos de agentes da PM à saudação nazista – Foto: Divulgação/@ricardope/Ricardo Pereira/X/ND

Em resposta à reportagem do ND Mais, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo afirmou que foi aberto um procedimento na Polícia Militar para investigar o caso.

“A corporação não compactua com desvios de conduta e reforça que qualquer manifestação que contrarie seus valores e princípios será rigorosamente apurada e os envolvidos responsabilizados”, declarou em nota.

VÍDEO: Policiais queimam cruz em São Paulo


Vídeo foi publicado nas redes sociais do Baep e apagado minutos depois – Vídeo: Divulgação/@ricardope/Ricardo Pereira/X/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.