Polícia do RJ faz megaoperação contra crimes sexuais

Desde as primeiras horas desta quinta-feira (15), agentes da Delegacia de Proteção à Criança Vítima (DCAV) cumprem mandados de prisão e de busca e apreensão em diversas regiões do estado. A mobilização faz parte de uma ampla operação coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública voltada à defesa da infância.

Durante as ações, um homem de 54 anos foi preso no distrito de Cachoeira de Macacu, na Região Serrana, acusado de estupro de vulnerável.

A operação reúne diferentes forças policiais e integra os esforços de União, estados e municípios. Segundo a secretaria, trata-se de uma estratégia conjunta que reforça o compromisso das instituições públicas com a proteção integral de crianças e adolescentes. Ao longo do mês, outras iniciativas estão previstas dentro da campanha nacional de enfrentamento à violência sexual infantojuvenil.

A ação faz parte de um movimento nacional –o “Dia D”, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que está sendo executado simultaneamente em diversos estados brasileiros ao longo de maio.

O principal objetivo da operação é desarticular redes criminosas envolvidas em crimes contra menores, além de assegurar a garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes.

Paralelamente às ações repressivas, a Polícia Militar, por meio da Patrulha Escolar, realiza atividades de caráter educativo e preventivo em escolas das redes estadual e municipal. Entre as atividades estão palestras, distribuição de materiais informativos e conversas com alunos, professores e familiares sobre os riscos e as formas de prevenção da violência sexual.

As autoridades destacam a importância da participação da sociedade e orientam que denúncias de casos suspeitos podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 100 (Disque Direitos Humanos) ou diretamente às autoridades locais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia do RJ faz megaoperação contra crimes sexuais no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.