Polícia prende líderes da milícia da Curicica, na zona oeste do Rio

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu na manhã desta quarta-feira (24), Claudio Cesar Rocha, conhecido como Cara de Ferro, apontado como líder da narcomilícia de Curicica, na zona oeste da capital fluminense; e o braço-direito dele, Anderson Ferreira de Oliveira, o Andinho, considerado o segundo homem na hierarquia da organização criminosa.

Na ação, dois seguranças dos milicianos foram mortos.

Segundo o delegado Rodrigo Coelho, que integra as investigações, os criminosos presos já tiveram ligação com a milícia que hoje é liderada por Zinho, preso em dezembro do ano passado.

“Na época que o Ecko ‘tava’ naquele ano dele de juntar todas as milícias do Rio de Janeiro, ele prestava apoio a todas elas. Com arma, com soldado e etc. Tinha aliança sim [com outros grupos milicianos], mas acho que já há algum tempo já deixou de dar esse apoio. E aí são milícias independentes, não tem relação mais não. Mas há pouco tempo tiveram”, diz o delegado.

Dois líderes da milícia que atuava a Curicica, na zo Rna oeste do Rio, sendo levados para a delegacia / Polícia Civil/Divulgação

Os dois foram abordados na porta de uma casa noturna. Eles estavam com seguranças, que dispararam contra policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) e de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco), assim como da Delegacia da Penha e de Brás de Pina, na zona norte, que apoiava a ação. Houve troca de tiros e os criminosos acabaram presos.

Na ação, foram apreendidas duas pistolas, dois fuzis, centenas de munições de fuzil e pistolas, dezenas de carregadores, duas granadas, entre outros materiais.

Os presos foram autuados em flagrante por organização criminosa e porte ilegal de arma de fogo.

Armas apreendidas por policiais durante a ação / Polícia Civil/Divulgação

Ficha criminal dos presos

Segundo a Polícia Civil, contra Andinho há um mandado de prisão em aberto. Ele fugiu do sistema penitenciário, junto com outros criminosos. Na época, o miliciano era vinculado ao tráfico de drogas na Cidade de Deus, na zona oeste.

No entanto, ele deixou de fazer parte do grupo e se integrou à milícia levando armamento e dinheiro do tráfico.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia prende líderes da milícia da Curicica, na zona oeste do Rio no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.