
O youtuber Lucas Estevam, dono do canal “Estevam pelo Mundo” com mais de dois milhões de inscritos, é conhecido por compartilhar suas viagens e mostrar o funcionamento de aeroportos e aeronaves. Onze dias antes do trágico acidente com um ATR-72 na região de Vinhedo, que resultou na morte de 61 pessoas nesta sexta-feira (9), Lucas viajou no mesmo modelo de aeronave, em um voo de Ribeirão Preto para São Paulo pela Voepass.
Youtuber viaja em avião que caiu em Vinhedo
Durante a viagem, Lucas conversou com a tripulação e, logo no início, perguntou à aeromoça se era seguro voar no ATR-72. “Você acha que é tranquilo voar nesse avião?”. Ela responde que sim. “Ouvi dizer que nunca caiu nenhum, graças a Deus”, continua o youtuber. A gravação, que já ultrapassou mais de 90 mil visualizações, destaca a segurança da aeronave.
Lucas explicou ainda em seu vídeo que o ATR-72 é projetado para rotas curtas, com operação eficiente em consumo de combustível e capacidade de pousar em aeroportos pequenos e de difícil acesso. “Comercialmente, é mais vantajoso operar aviões menores em rotas como essa, que não costumam lotar. É melhor ter quatro voos diários entre Ribeirão Preto e São Paulo do que apenas um ou dois com aeronaves maiores”, afirmou.
+ Como é avião que despencou em SP com 61 pessoas a bordo
O youtuber também observou que o tempo de turnaround, intervalo entre pouso e decolagem, é mais rápido para esses aviões menores, o que os torna uma escolha lógica para rotas de curta duração. Lucas ainda comentou sobre o conforto do espaço para as pernas, o design diferente do banheiro, e mencionou que a tripulação geralmente é composta por dois comissários e dois pilotos.
Após o acidente, Lucas gravou um novo vídeo afirmando que o ATR-72 é uma aeronave segura. “Não sabemos se foi erro humano ou falha mecânica. Eu não previ nada”, disse em perfil na internet.

Avião para 68 pessoas cai em Vinhedo (SP) – Foto: Divulgação/ND
Entenda o que é ‘parafuso chato’, movimento que fez o avião rodopiar pelo ar antes de cair
Em entrevista à Record News, Fernando Catalano, diretor do Departamento de Engenharia Aeronáutica do campus de São Carlos da Universidade de São Paulo, explicou que o avião caiu em um movimento conhecido como parafuso chato, no qual ele gira em seu próprio eixo em um rastro quase vertical. O professor destaca que essa é uma falha rara e difícil de reverter. “O piloto deve ter tentado de tudo”, disse ele.
Avião caiu como ‘folha de papel’ – Vídeo: Divulgação/ND
Voepass, saiba mais sobre a companhia aérea
Responsável pela aeronave que caiu, a Voepass, anteriormente conhecida como Passaredo, é uma das principais companhias de aviação regional do Brasil, com sede em Ribeirão Preto.
Fundada em 1995, a empresa adotou o nome Voepass em 2019 após a aquisição da MAP Linhas Aéreas, expandindo sua atuação especialmente na região Norte.
A companhia opera com aeronaves modelo ATR 72, que possuem capacidade para voos regionais. Suas operações principais estão concentradas nos aeroportos de Ribeirão Preto e Guarulhos, com parcerias comerciais com Gol e Latam.