
Determinar quando um carro usado é considerado velho depende de vários fatores como quilometragem, antiguidade, da forma como foi manejado e a manutenção recebida.
Alguns especialistas da indústria automotiva garantem que não há um número exato de quilometragem que defina a vida útil de um carro usado. Isso pode variar dependendo do tipo de condução e do cuidado que você tem com o carro.
Os especialistas em automóvel garantem que um carro com mais de 200 mil km pode ser uma quilometragem alta. Eles destacam que a qualidade da manutenção e forma de condução podem influenciam de maneira significativa nesta avaliação.

Uno Mille é um dos carros mais antigos do Brasil – Foto: Reprodução/Fiat
Mas quais são as recomendações para comprar um carro usado?
1) Quilometragem coerente
Verifique se a quilometragem é coerente com o estado geral do carro. Um automóvel com mais quilômetros do esperado para sua idade pode indicar um uso excessivo.

Carro com quilometragem avançada pode indicar que é velho – Foto: Freepik/ND
Existem especialistas que podem fazer uma varredura de quilômetros para comprovar se os dados são reais.
2) Revisar o estado interior e exterior
Inspecionar o painel, o volante, os tapetes, as rodas e os pedais como acelerador e freio. Um desgaste excessivo nestes elementos pode indicar um uso intensivo.
3) Teste de condução
Realizará um teste de manejo para avaliar o desempenho do automóvel em movimento. Isso permitirá detectar ruídos, problemas de transmissão ou qualquer outra anomalia.
4) Verifique a documentação
Certifique-se que o carro tenha toda a documentação do carro em dia incluindo as placas, a apólice de seguros e que o carro seja livre de multas atrasadas.
5) Histórico de manutenção
Peça ao vendedor o histórico de manutenção e reparos do veículo para saber se você recebeu o cuidado adequado e conhecer as possíveis necessidades futuras de reparação.

Na primeira revisão, recomenda-se fazer a troca de óleo do motor de um carro usado – Foto: Freepik
6) Avaliação mecânica profissional
Leve o automóvel a um mecânico de confiança para uma inspeção mais detalhada e técnica, que pode ajudar a identificar problemas ocultos.
7) Investigue o modelo
Informe-se sobre o veículo que você está considerando comprar. Faça pesquisas, vídeos e tutoriais para conhecer suas características, aventuras e possíveis problemas comuns.
8) Considere o uso anterior do veículo
Avalie se o carro foi usado em ambientes urbanos ou rurais, pois cada tipo de uso pode causar diferentes tipos de desgaste.
9) Comprar em um local seguro
Compre o carro em um local confiável, de preferência com algum tipo de garantia, para reduzir o risco de problemas legais ou mecânicos não declarados.