Pés e mãos gelados? Veja 4 razões para você se preocupar

Sentir os pés e mãos gelados é normal em estações do ano como o inverno e o outono. Isso ocorre porque o coração bombeia mais sangue para órgãos vitais do corpo, deixando o fluxo sanguíneo nas extremidades reduzido. Contudo, quando a sensação de frio constante não passa, pode ser um alerta para alguma doença.

Pés e mãos gelados podem ser sinal de alerta

Pés e mãos gelados podem ser sinal de alerta – Foto: Reprodução/Freepik/ND

Os pés e mãos gelados, principalmente quando associados às mudanças na cor da pele, podem ser sintomas de danos nos nervos ou problemas de fluxo sanguíneo.

Razões para pés e mãos gelados

Um dos motivos pode ser a redução da circulação sanguínea. Essa condição pode resultar em uma vasoconstrição ou oclusão, que faz com que as artérias se estreitem e o fluxo sanguíneo diminua, causando o frio nas extremidades.

Outro motivo pode ser a anemia, fator que ocorre quando o corpo não produz glóbulos vermelhos suficientes, o qual são as células responsáveis ​​por transportar oxigênio por todo o corpo.

A falta deste tipo de células gera má circulação, o que, por sua vez, pode levar à queda da temperatura nas extremidades.

Uma solução comum para as extremidades frias é mantê-los quentes, usando luvas e meias

Uma solução comum para as extremidades frias é mantê-los quentes, usando luvas e meias – Foto: Freepik/ND

O hipotireoidismo também por ser outro fator para a ‘friaca’. A tireoide é uma glândula, em forma de borboleta, localizada no centro do pescoço e regula um grande número de funções no corpo, incluindo a temperatura.

O hipotireoidismo é causada quando a tireoide está inativa. As consequências desta condição são dormências, formigamento e sensações de frio nas mãos e pés.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.