Enxaguante bucal caseiro feito com planta medicinal fortalece gengivas e dentes até a velhice

Uma planta medicinal que pode crescer até um metro de altura e que floresce pétalas em tom rosa-claro é uma riquíssima fonte de proteínas, glicose, compostos fenólicos, amido e vitamina C, segundo estudiosos. Seu chá também funciona como um poderoso enxaguante bucal caseiro.

 

Planta medicinal (bistorta) na natureza

Bistorta é uma planta que possui diversos nomes populares, como flor-de-lã, bistorta-major, serpentaria-macho, serpentária-fêmea – Foto: Flora.on/ND

Planta medicinal é excelente enxaguante bucal caseiro

De acordo com o portal Dotyk, o chá de bistorta possui propriedades antissépticas e anti-inflamatórias, que ajudam a fazer uma boa cicatrização e a parar o sangramento.

O chá da planta medicinal nativa de Portugal facilmente reconhecida pelas sua flores em formato de espiga tem diversas propriedades que contribuem para gengivas saudáveis e dentes fortes.

Se usado como um enxaguante bucal caseiro, o chá de bistorta elimina germes das gengivas e ajuda a eliminar sangramentos. Além disso, a planta medicinal pode, ainda, colaborar na cicatrização de diversas feridas purulentas e outras doenças de pele.

Imagem mostra idoso usando enxaguante bucal caseiro feito à base de planta medicinal

Enxaguante bucal caseiro feito à base de planta medicinal protege gengivas e dentes – Foto: Getty Images/ND

De acordo com o portal tcheco, a planta medicinal, além de ser usada como enxaguante bucal caseiro, pode ser utilizada também no tratamento da anemia ou complementar na leucemia. Ainda pode tratar inflamações na garganta e amígdalas. É também opção natural a medicamentos contra diarreia, pois desinfeta o trato digestivo, embora tenha um efeito laxante.

Cuidados com a planta medicinal

Planta medicinal (bistorta) na natureza

Planta possui propriedades anti-bacteriana, anti-inflamatória e antioxidante – Foto: Flora.on/ND

Apesar der ser ótimo para a saúde, o chá de bistorta não deve substituir medicamentos prescritos por médicos. Por possuir uma grande quantidade de taninos, algumas pessoas com estômago sensível devem evitar a planta medicinal, pois pode causar náuseas.

Especialistas não recomendam misturar a planta com cebola, alho ou cebolinha, pois pode causar efeitos adversos.

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.