Herói mirim: menino de 12 anos perde a perna ao salvar irmã de ataque de cobra venenosa

Com apenas 12 anos, o novo herói nacional do México virou exemplo de coragem ao salvar a irmã mais nova de um ataque de uma das cobras mais venenosas do país, a nauyuca (atropoides olmec). Héctor Gustavo teve parte da perna esquerda amputada após ser picado várias vezes pela cobra.

Héctor Gustavo teve parte da perna amputada

Héctor Gustavo teve parte da perna amputada após ser picado por cobra – Foto: Reprodução/Hospital IMSS Bienestar de Tuxtla Gutiérrez/ND

O ataque da cobra venenosa

Segundo o jornal El Imparcial, os irmãos brincavam com outras crianças em uma fazenda de Villa Corzo, Chiapas, quando a cobra avançou na menina.

Ao tentar proteger a irmã, Héctor desviou o ataque para si e teve a perna picada três vezes. O menino foi levado às pressas para o hospital local, mas como o quadro de saúde era grave e ele corria risco de vida, foi transferido de helicóptero para o Hospital IMSS Bienestar de Tuxtla Gutiérrez, na capital do estado.

A pediatra responsável pelo caso, Yesenia Guadalupe Pavón Ochoa, explicou em boletim médico que foram necessários 34 dias de internação e 51 doses do antídoto da víbora para que os médicos conseguissem neutralizar o veneno, que tem ação hemolítico-necrosante e causa danos graves aos tecidos e órgãos.

Menino de 12 anos salvou a irmã de uma das cobras mais perigosas do México

Menino de 12 anos salvou a irmã de uma das cobras mais perigosas do México – Foto: Reprodução/Hospital IMSS Bienestar de Tuxtla Gutiérrez/ND

“A vida do paciente foi preservada, mas infelizmente o membro afetado não pôde ser salvo; ficar 14 dias na UTI e 20 dias no serviço pediátrico”, escreveu.

Héctor recebeu alta na última quarta-feira (28) e vai passar por sessões de fisioterapia para se adaptar ao novo estilo de vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.