Gigante da moda em SC atinge maioria feminina em cargos de liderança com primeira CEO mulher

Ao lançar seu Relatório de Sustentabilidade pelo 10º ano consecutivo, o Grupo Malwee, com sede em Jaraguá do Sul, no Norte catarinense, celebra o avanço das mulheres em cargos de liderança, que agora representam 56% nos níveis de diretoria, gerência, coordenação e supervisão.

Mulheres são maioria nos cargos de liderança na gigante da moda em SC

Gigante da moda em SC atinge maioria feminina em cargos de liderança com primeira CEO mulher – Foto: Grupo Malwee/Divulgação/ND

O relatório vem ao encontro de outra conquista histórica dentro da empresa: há um ano, o grupo da moda nomeou, pela primeira vez, uma CEO mulher fora da família fundadora.

“É uma honra liderar o Grupo Malwee, especialmente considerando que apenas 6% das mulheres estão no mais alto cargo corporativo em todo o mundo. Este é um reflexo do nosso verdadeiro compromisso com a equidade de gênero”, afirmou Gabriela Rizzo, CEO da companhia. “Continuamos firmes no nosso Plano ESG 2030, buscando ser uma parte significativa da mudança que o mundo necessita”, acrescentou.

Mulheres são maioria nos cargos de liderança no Grupo Malwee

Gabriela Rizzo, CEO do Grupo Malwee – Foto: Grupo Malwee/Divulgação/ND

Mulheres formam maioria dentro da empresa

Atualmente, as mulheres constituem 66% dos 3.600 colaboradores da empresa, e a meta é que, até 2030, 50% de cada um dos cargos de liderança por segmento sejam ocupados por mulheres.

Até 2030, a empresa quer que 50% de cada um dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres – Foto: Grupo Malwee/Divulgação/ND

O relatório também revelou o primeiro Censo Racial da empresa. A meta é ter, no mínimo, 35% de colaboradores negros e/ou indígenas até 2030. Hoje 29% dos colaboradores se identificam como negros e/ou pardos. A partir do diagnóstico, a empresa acredita ter informações necessárias para aplicar as ações em busca da meta.

Destaques ambientais

Referência nacional em práticas sustentáveis, o Grupo Malwee também celebra avanços em seus compromissos ambientais. Em 2023, houve redução de 37% das emissões de gases de efeito estufa nos escopos 1 e 2, em comparação a 2019.

Além disso, mais de 111 milhões de litros de água foram reutilizados na produção das peças. Já na quantidade total de água utilizada durante o ano, houve queda de 512 bilhões de litros de água comparado ao ano anterior.

Outros marcos relevantes dizem respeito à evolução da matriz energética da empresa, que atualmente é 100% abastecida com energia elétrica certificada de fonte renovável. E a adoção, por todas as marcas e lojas do grupo, por sacolas de papel com certificação FSC, que garante que a matéria-prima é de origem de reflorestamento.

Produtos e inovação

No ano passado, o Grupo Malwee produziu 36 milhões de peças, das quais 88% apresentaram atributos sustentáveis. A utilização do Fio do Futuro, feito com 85% de roupas usadas e 15% de fibra PET, também foi ampliada.

Malwee na London Fashion Week

Em setembro, a Malwee participará da London Fashion Week com o Fio do Futuro. A marca estará na exposição “A Chain Of Women”, do Brazil Creating Fashion For Tomorrow, destacando iniciativas inovadoras e sustentáveis da moda brasileira realizadas por mulheres.

Em colaboração com o coletivo “Elas Fazem Nós” e o programa social “Menos Resíduo, Mais Renda” do Instituto Malwee, a Malwee desenvolveu duas peças conceituais usando técnicas artesanais de macramê e crochê.

Esta parceria destina-se a transformar resíduos têxteis em oportunidades de capacitação e geração de renda para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social. Ao todo, já foram direcionados mais de 30 toneladas de resíduos têxteis para o projeto.

Sobre Grupo Malwee

Fundado em 1968, o Grupo Malwee é uma das principais empresas de moda do Brasil e uma das mais modernas do mundo. Com marcas renomadas como Malwee, Malwee Kids, Enfim, Carinhoso, além das nativas digitais Básico.com e Basicamente, a empresa é reconhecida por seu pioneirismo em moda sustentável e inovação. O grupo incorpora práticas ambientais responsáveis, preservando 4,2 milhões de metros quadrados de áreas verdes em Santa Catarina.

Sua atuação ética e transparente coloca o Grupo Malwee entre as marcas de moda mais transparentes do Brasil, segundo o ITM (Índice de Transparência da Moda). Com 4 unidades e mais de 3.600 colaboradores, a empresa está presente em mais de 22 mil pontos de venda em todo o Brasil.

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