Santa Catarina é o estado mais seguro do Brasil para se viver, aponta pesquisa

O estado de Santa Catarina é considerado o mais seguro do Brasil para se viver, segundo o ranking do anuário Cidades Mais Seguras do Brasil de 2024, elaborado pela empresa do ramo imobiliário MySide, com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e do Ministério da Saúde.

Vista de cima da cidade de Jaraguá do Sul, localizada em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina é considerado o mais seguro do Brasil para se viver – Foto: Reprodução/Prefeitura de Jaraguá do Sul/ND

O ranking foi elaborado com base na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes de cada estado. Santa Catarina obteve uma média de 9,2 mortes violentas a cada 100 mil habitantes, ficando bem abaixo da média nacional de 23,9.

De acordo com o relatório, as dez cidades mais seguras para se viver em Santa Catarina são:

  1. Jaraguá do Sul
  2. Blumenau
  3. Brusque
  4. Palhoça
  5. Tubarão
  6. Criciúma
  7. Itajaí
  8. Chapecó
  9. Florianópolis
  10. Joinville

Ocupando o primeiro lugar está o município de Jaraguá do Sul, localizado no Norte catarinense. Com uma população estimada em 191 mil pessoas em 2023 e uma taxa média de 2,8 mortes a cada 100 mil habitantes, a cidade foi considerada a mais segura do Brasil em 2023 e, em 2024, ocupa a quinta posição no ranking geral.

Blumenau vem logo atrás, na segunda posição do ranking. Localizado no Nordeste do estado, a 130 quilômetros da capital Florianópolis, o município possui cerca de 374 mil habitantes e uma taxa de violência de 4,0 mortes a cada 100 mil habitantes.

Vista aérea de Blumenau – Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Blumenau/ND

Em terceiro lugar está a cidade de Brusque, localizada a 99 quilômetros de distância de Florianópolis. A cidade tem mais de 140 mil moradores e uma taxa de 4,0 mortes a cada 100 mil habitantes.

Palhoça está localizada na Região Metropolitana de Florianópolis e ocupa a quarta colocação no ranking. No quesito segurança, possui uma taxa de violência de 5,9 mortes a cada 100 mil habitantes.

Em quinto lugar está Tubarão, na Região Sul de Santa Catarina. Localizada a  133 quilômetros da capital catarinense, a cidade possui uma população de mais de 110 mil pessoas e um índice de 7,0 mortes intencionais a cada 100 mil habitantes.

Vista aérea de Tubarão – Foto: Reprodução/Prefeitura de Tubarão/ND

Criciúma, localizada no Extremo Sul catarinense, a 191 quilômetros da capital do estado, possui aproximadamente 221 mil habitantes e um índice de 8,6 mortes por 100 mil habitantes, ficando em sexto lugar no ranking estadual.

Em sétimo lugar aparece Itajaí, que está localizada no Litoral Norte de Santa Catarina, ao lado das cidades de Balneário Camboriú e Navegantes. O município conta com mais de 270 mil moradores e uma média de 8,8 mortes a cada 100 mil habitantes.

Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, a 557 quilômetros da capital, possui aproximadamente 269 mil habitantes, e destaca-se como a oitava cidade mais segura do estado, com uma taxa de 9,5 assassinatos por 100 mil habitantes.

Vista aérea de Chapecó – Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Chapecó/ND

Em nono vem a capital Florianópolis, com índice de 10,0 mortes por 100 mil habitantes. A ilha também se destaca entre as capitais brasileiras, ficando em primeiro lugar no quesito segurança.

Na décima colocação aparece Joinville. Localizada no Norte de Santa Catarina, a cidade possui mais de 640 mil habitantes e, mesmo sendo a cidade mais populosa de Santa Catarina, conta com um índice alto de segurança, são 10,3 mortes por grupo de 100 mil habitantes.

Vista aérea de Joinville – Foto: Divulgação/Visite Joinville/ND

Município de Santa Catarina aparece em 5º no ranking geral de cidades mais seguras

Jaraguá do Sul, cidade considerada a mais segura de Santa Catarina, também aparece na quinta posição no ranking geral das cidades brasileiras com as menores taxas de homicídios a cada 100 mil habitantes.

O município fica atrás apenas de quatro cidades paulistas: Sertãozinho, Tatuí, Botucatu e Valinhos, considerada a cidade mais segura do país, com índice de 0,9 assassinatos a cada 100 mil habitantes.

Região Sul é a mais segura do país

A região Sul do país, que engloba os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, também aparece no ranking como a mais segura. Segundo o levantamento, o número de assassinatos a cada 100 mil habitantes é de 17,8. Em segundo está a região Sudeste, com 19,0; seguida do Centro-Oeste, com 23,9; Norte, com 34,5; e Nordeste, com 39,2.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.