Ventos de 257 km/h e enchentes de 5 m: qual será o poder de destruição do Furacão Milton

O furacão Milton deve tocar o solo da Florida, nos Estados Unidos, entre esta quarta e quinta-feira (9 e 10). Com a ameaça iminente de uma das tempestades mais poderosas dos últimos 100 anos no país, o apelo do governo e mídia local é para que os moradores evacuem as zonas de risco.

A orientação é que moradores evacuem regiões de risco, como a Baia de Tampa – Foto: Reprodução/Weather Channel/ND

O Weather Channel ilustrou a imensidão do furacão Milton por meio de uma simulação por CGI, onde é possível perceber o estrago que as enchentes de 4,5 metros de altura podem causar.

Na simulação, veículos, árvores e diversos objetos domésticos boiam na água, que quase o dobro da altura da apresentadora Stephanie Abrams.

“Podemos usar esta simulação para mostrar como será em Tampa”, começa a apresentadora, se referindo ao município que deve ser o mais afetado pela tempestade.

“A 0,91 metro acima do solo seco, a água já é uma ameaça à vida. É tarde demais para evacuar. Água nessa altura pode derrubar você, fazer carros flutuarem e tornar impossível dirigir”, completou.

“O primeiro andar de casas e empresas está inundado. Infelizmente, a água deve subir ainda mais, para 1,83 metro, acima da altura da maioria das pessoas. Veículos são levados, estruturas começam a falhar. Qualquer coisa pode estar nesta água – vidro afiado, detritos, produtos químicos. Algumas áreas podem ver valores de pico de 4,57 metros”, prossegue a apresentadora.

Simulação mostra tamanho que enchentes podem atingir na Flórida – Vídeo: Reprodução/ND

Velocidade do vento

O furacão cresceu de forma impressionante em pouco tempo, saindo da categoria 1 da escala Saffir-Simpson, que mede a intensidade desses fenômenos, para a 5 em apenas um dia.

Na manhã desta quarta, o furacão foi localizado a cerca de 580 quilômetros a sudoeste de Tampa, com ventos máximos de 257 km/h, informou o Centro Nacional de Furacões.

Alguns especialistas ainda temem o pior, que Milton inaugure uma categoria nunca vista anteriormente, a número 6, com ventos de mais de 307 km/h.

Essa velocidade é suficiente para arrastar carros, ônibus, algumas casas mais simples e até uma pessoa de porte médio.

Furacão Milton visto do espaço - Reprodução/ND

1
4

Furacão Milton visto do espaço – Reprodução/ND

Furacão Milton visto do espaço - Reprodução/ND

2
4

Furacão Milton visto do espaço – Reprodução/ND

Furacão Milton visto do espaço - Reprodução/ND

3
4

Furacão Milton visto do espaço – Reprodução/ND

Furacão Milton visto do espaço - Reprodução/ND

4
4

Furacão Milton visto do espaço – Reprodução/ND

Além de outros danos como destruição de residências, bloqueios de estradas por entulhos e pessoas soterradas. Também é provável ocorrerem quedas de energia em larga escala, além de interrupções no abastecimento de combustível e transporte​.

As autoridades já emitiram ordens de evacuação em várias regiões, devido à possibilidade de casas ficarem inabitáveis por semanas ou até meses. Aeroportos, como o de Tampa e o de Orlando, já suspenderam suas operações.

O que se sabe sobre o furacão Milton

O furacão Milton ainda não tocou o solo, mas avança pelo Golfo do México em direção aos Estados Unidos. Em território mexicano, a estimativa é de que ele cause ondas de até 1,5 metro e, por isso, atividades não essenciais foram suspensas em Yucatán, uma das áreas atingidas.

Em pronunciamento na terça-feira (8), o presidente Joe Biden fez um apelo para que os moradores de áreas sob alerta deixem suas casas. “É uma questão de vida ou morte”, apelou. “Esta pode ser a pior tempestade a atingir a Flórida em mais de um século”.

Jane Castor, prefeita de Tampa, uma das cidades provavelmente atingidas pelo furacão, foi ainda mais incisiva: “se você escolher ficar em uma dessas áreas de evacuação, você vai morrer”, disse em entrevista, orientando que as pessoas deixem as suas casas quanto antes.

Câmeras da Estação Espacial Internacional capturaram imagens do furacão Milton – Vídeo: NASA/Divulgação

Adicionar aos favoritos o Link permanente.