MP investiga quadrilha que aplicava golpes contra parentes de servidores no RN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP-RN) deflagrou nesta terça-feira (25) uma operação contra uma quadrilha que utilizava perfis falsos no WhatsApp para aplicar golpes contra familiares de servidores públicos do estado.

Foram cumpridos três mandados busca e apreensão na cidade de Goiânia (GO). A operação segue investigando os crimes de estelionato por meio de fraude eletrônica, falsa atribuição de identidade e lavagem de dinheiro.

Segundo as investigações, os três investigados teriam aplicado os golpes contra três vítimas.

Como funcionava o esquema

Conhecido como Falso WhatsApp, os criminosos se passavam por parentes dos servidores para tentar obter vantagens financeiras.

Inicialmente, os suspeitos conseguiam, possivelmente na internet, acesso às fotografias das pessoas pelas quais pretendiam se passar.

Em seguida, já com o uso da imagem, o grupo criava um perfil falso no WhatsApp. A partir disso, os suspeitos entravam em contato com as vítimas para informá-las sobre a “mudança de número” do suposto parente.

Nesse mesmo momento, os suspeitos aproveitavam para simular uma circunstância econômica desfavorável e urgente para justificar um pedido falso de auxílio financeiro.

Os golpes em questão e que são investigados pelo MP-RN na operação foram aplicados em 2021. O Ministério Público ainda averigua o envolvimento de outras pessoas com os golpes e a existência de demais vítimas do grupo suspeito.

*Sob supervisão

Este conteúdo foi originalmente publicado em MP investiga quadrilha que aplicava golpes contra parentes de servidores no RN no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.