
Com 123 anos de idade, o crocodilo mais velho do mundo pesa impressionantes 750 kg e coleciona milhares de filhotes concebidos ao longo de três décadas em cativeiro. Com quase cinco metros de comprimento, o animal, um dos répteis mais conhecidos do planeta, possui um passado “sombrio”, com relatos de ataques a crianças em uma tribo.

Com mais de 120 anos crocodilo mais velho do mundo tem passado ‘sombrio’ – Foto: Crocworld Conservation Centre/Reprodução ND
De acordo com o Crocworld Conservation Centre, onde o animal vive atualmente, Henry nasceu em 16 de dezembro de 1900, no Delta do Okavango, em Botsuana, região considerada Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Desde 1985 no centro de conservação, localizado em Scottburgh, na vizinha África do Sul, o crocodilo mais velho do mundo gerou cerca de 10 mil filhotes com suas seis parceiras.

Cerca de 10 mil filhotes foram gerados pelo crocodilo mais velho do mundo – Foto: Crocworld Conservation Centre/Reprodução ND
Crocodilo mais velho do mundo tem passado obscuro
Relatos apontam um passado sombrio na história de Henry. Segundo algumas histórias, o crocodilo mais velho do mundo era devorador de crianças de uma tribo em Botsuana. Por conta disso, o caçador de elefantes Henry Neumann foi designado para capturar o animal.

Animal vive desde 1985 no Crocworld Conservation Centre – Foto: /Reprodução ND
Após a captura, o crocodilo passou a viver em cativeiro. Há três décadas no Crocworld, todo 16 de dezembro, a equipe do centro de conservação celebra o aniversário do crocodilo, com direito a cupcakes para os convidados e uma boa carne para o réptil.