Lidere como um Ganso

Recentemente, em uma viagem pela Escócia, além das paisagens deslumbrantes, me chamou atenção de forma especial o voo organizado dos gansos selvagens. Enquanto observava essas aves majestosas, lembrei-me deum provérbio africano que diz: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”. Esse sábio dito retrata a maneira como os gansos se organizam, e com isso, me veio à mente como eles nos ensinam lições sobre liderança e trabalho em equipe.

Ao voarem em formação de “V”, eles aproveitam a aerodinâmica para reduzir a resistência do ar, facilitando o voo para todos. O curioso é que o bando inteiro tem um desempenho 71% melhor do que se voasse sozinho. Quando o líder da formação se cansa, ele se desloca para trás, e outro ganso assume a liderança. Isso assegura que nenhum ganso se cansa exaustivamente antes do tempo, garantindo a eficiência e a continuidade da jornada. Já pensou você obtendo um desempenho assim com sua equipe? Liderar e/ou assumir tarefas pesadas não deve ser responsabilidade de uma única pessoa. Assim como os gansos que se revezam na liderança, devemos aprender a delegar e a confiar uns nos outros. A liderança rotativa permite que todos tenham a chance de contribuir e de descansar, mantendo o grupo forte e unido.

A organização natural dos gansos nos dá uma aula sobre liderança e colaboração. Para alcançar nossos objetivos, é fundamental estar cercado por pessoas que estão indo na mesma direção. A colaboração é a chave para o sucesso em qualquer que seja sua profissão e cargo exercidos. Positividade? Os gansos grasnam para encorajar os da frente exemplificam como pequenos gestos de apoio podem ter um grande impacto no moral e na eficiência do grupo. Precisamos assegurar que nossas palavras e ações sirvam para motivar e encorajar nossa equipe. Um ambiente positivo e de apoio é essencial para o desempenho de todos.

Para ilustrar essa analogia, me lembrei do filme “Coach Carter – Treino para a Vida”, onde o personagem principal, interpretado por Samuel L. Jackson, assume o papel de técnico de basquete em uma escola com problemas disciplinares e acadêmicos. O filme nos mostra a importância do trabalho em equipe, do apoio mútuo e do revezamento na liderança. Coach Carter ensina aos seus jogadores que, trabalhando juntos, respeitando-se mutuamente e assumindo responsabilidades, eles podem superar qualquer obstáculo.

Cena do filme “Coach Carter” – Foto: REPRODUÇÃO GETTY IMAGES/ ND

Liderar como um ganso é sobre compreender a força da comunidade e o poder do apoio mútuo. Sejam gansos ou humanos, a jornada é mais leve e gratificante quando feita em companhia daqueles que compartilham nossos objetivos e valores. Assim, de forma organizada e colaborativa vamos nos realizando profissionalmente.

Até a próxima!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.