Você está lavando o cabelo errado! Especialista quebra crença popular e revela frequência ideal

A crença popular de que lavar o cabelo todos os dias pode ser prejudicial para a saúde capilar ou provocar ressecamentos. No entanto, dermatologistas apontam justamente ao contrário: lavar o cabelo poucas vezes por semana pode causar doenças, como dermatite seborreica ou descamação.

Veja a frequência certa para lavar o cabelo

Veja a frequência certa para lavar o cabelo – Foto: Reprodução/ Getty Images/ND

O dermatologista Álex Docampo explica que, ao contrário da crença popular, evitar a lavagem regular pode levar à geração e acúmulo de sebo, e irritar o couro cabeludo.

No entanto, a frequência ideal de lavagem dos cabelos dependerá das características de cada pessoa e do tipo de cabelo, sendo necessário adaptar a rotina de higiene de acordo com cada caso.

Quantas vezes por semana temos que lavar o cabelo

Segundo o especialista, o melhor é lavar o cabelo entre 3 a 5 vezes por semana. A frequência vai variar se o seu cabelo for mais ressecado, ou oleoso.

Se o seu couro cabeludo tem tendência a produzir mais oleosidade, lavá-lo 5 vezes por semana ajuda a controlar o excesso de sebo, evitando o acúmulo que leva a problemas dermatológicos.

Cuidados de higiene variam de acordo com cada tipo de cabelo

Cuidados de higiene variam de acordo com cada tipo de cabelo – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Contudo, se ele for seco ou muito fino, pode ser benéfico reduzir a frequência para 3 lavagens na semana, evitando assim a eliminação dos óleos naturais essenciais que protegem e nutrem os cabelos.

  • Veja+: Quando usar shampoos para nutrição, hidratação e reconstrução?

É bom lavar o cabelo todos os dias?

A dermatologista Lynne Goldberg afirma que lavar o cabelo mais do que o necessário, como mais de uma vez no mesmo dia, pode ser prejudicial porque removeria a oleosidade natural do cabelo, produzida pelo couro cabeludo para mantê-lo saudável.

Desta forma, é possível lavar todos os dias se o seu cabelo for muito oleoso, desde que seja uma vez só, com produtos pouco agressivos e água fria ou morna. Caso contrário, a frequência menor é a mais recomendada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.