Quer carona? Enxame de abelhas “gruda” em traseira de carro em Lages e bombeiros são acionados

Uma cena inusitada foi registrada nesta quarta-feira (11), em Lages, na Serra catarinense. Um enxame de abelhas transitório fixou-se na traseira de um carro que estava estacionado na Praça João Ribeiro, no Centro da cidade.

Carro tomado por enxame de abelhas em Lages

Enxame de abelhas “gruda” em traseira de carro em Lages – Foto: Divulgação/CBM/ND

Segundo o Corpo de Bombeiros, o enxame transitório ocorre quando as abelhas se aglomeram em árvores, telhados ou outros locais, até encontrarem um local apropriado para se alojarem.

Após ser acionada, a corporação isolou o local, pois foi relatado que as abelhas estariam atacando as pessoas que passavam nas proximidades. Após a rua ser fechada, os bombeiros capturaram as abelhas, prendendo-as em uma caixa.

Enxame transitório ocorre quando as abelhas se aglomeram em árvores, telhados ou outros locais, até encontrarem um local apropriado para se alojarem – Foto: Divulgação/CBM/ND

A situação foi controlada e não houve registro de pessoas picadas pelas abelhas.

O que fazer ao se deparar com um enxame de abelhas

Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, enxames de abelhas temporárias, geralmente, não são agressivos. Entretanto, ao se sentirem ameaçadas ou incomodadas com o barulho ou perfumes fortes, elas podem apresentar comportamento defensivo e  até atacar em grupo.

Em caso de ataque de abelhas devem ser seguidas as seguintes orientações:

  • Mantenha-se calmo, evite movimentos bruscos ou gritar pois isso pode irritar as abelhas ainda mais;
  • Afaste lentamente, se movendo de forma suave. Jamais corra; Cubra rosto e pescoço com as mãos ou pedaço de tecido, pois são as áreas sensíveis do corpo;
  • Procure abrigo. Entre em algum prédio ou veículo e feche portas e janelas para evitar que as abelhas entrem também;
  • Evite entrar na água. Tenha cuidado ao pular em piscinas ou rios durante um ataque pois elas podem continuar voando por vários minutos sobre a água.

Enxames de abelhas temporárias, geralmente, não são agressivos – Foto: Divulgação/Unsplash/ND

Primeiros socorros em caso de ataque

  • Remova as abelhas: Se você for picado, remova as abelhas rapidamente e com cuidado raspe a pele com a borda de uma faca. Não aperte a abelha, pois isso pode liberar mais veneno;
  • Limpe suavemente a área afetada com água e sabão para reduzir o risco de infecção;- Aplique compressas frias ou bolsas de gelo na área da picada para reduzir a dor e o inchaço;
  • Caso seja alérgico a picadas de abelhas, use a medicação conforme as instruções;
  • Se você for picado várias vezes ou apresentar sintomas graves, como dificuldade em respirar, inchaço na garganta ou tontura, procure ajuda médica imediatamente.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.