Maus-tratos e falta de higiene: abrigo de idosos é fechado em Salvador

Um abrigo clandestino com 16 idosas foi fechado na manhã desta terça-feira (24) por conta das condições precárias do local. A casa funcionava no bairro da Liberdade, em Salvador (BA). Foram encontradas irregularidades como sujeira, infiltração e “gato” de energia.

De acordo com apurações da 3ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Salvador, o abrigo funcionava no imóvel que pertence a outro órgão público. Ou seja, era ocupado de maneira irregular, sem documentação legal e em desrespeito completo ao Estatuto da Pessoa Idosa.

A interdição ocorreu após surgir uma denúncia de invasão e ocupação irregular no espaço. O Ministério Público da Bahia (MP-BA) iniciou uma investigação e acionou outros órgãos há cerca de uma semana.

A promotora de Justiça Ana Rita Nascimento afirmou que uma idosa de 92 anos chegou a implorar por água. Ela precisou ser levada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para um hospital após ser encontrada em estado de desidratação. Ela segue internada.

O caso pode ser tratado como abandono de incapaz e maus-tratos. Também é possível que existam outros crimes, como retenção de cartão magnético, estelionato e furto.

Os parentes dos idosos serão ouvidos e também podem ser responsabilizados pela situação. Algumas internas serão encaminhadas para casas de familiares que forem encontrados ou outros abrigos da cidade.

A ação para fechar o Lar de Idosas Filhas de Dulce contou ainda com apoio da Vigilância Sanitária municipal, Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer e da Polícia Civil.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Maus-tratos e falta de higiene: abrigo de idosos é fechado em Salvador no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.