
O MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) lançará na próxima sexta-feira (2) o ‘Termômetro da Violência Doméstica’. A ferramenta tem o objetivo de auxiliar mulheres na identificação de comportamentos abusivos em relacionamentos.

‘Termômetro da Violência Doméstica’ será lançado pelo MPSC no dia 2 de agosto – Foto: Internet/Reprodução/ND
O lançamento ocorrerá durante o 3º Ciclo de Diálogos sobre a Lei Maria da Penha, no dia 2 de agosto. O evento também marca o início do Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra as mulheres.
Desenvolvido pelo Neavid (Núcleo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar) do MPSC, o Termômetro da Violência Doméstica é um quiz com 22 perguntas, que podem ser preenchidas anonimamente no site do MP.
‘Termômetro da Violência Doméstica’ foi inspirado em ferramenta similar do MP do Mato Grosso do Sul
A ferramenta foi inspirada no ‘Termômetro da Violência’ do Ministério Público do Mato Grosso do Sul. O objetivo é ajudar mulheres a reconhecerem sinais de abuso em seus relacionamentos e buscarem ajuda anonimamente dos órgãos competentes.

Ferramenta auxilia mulheres a identificar e buscar apoio em caso de violência doméstica – Foto: OAB Nova Iguaçu/Reprodução/ND
O quiz abrange perguntas sobre o comportamento dos parceiros:
- mentiras frequentes
- controle de amizades e familiares
- ofensas
- humilhações
- controle de mensagens
- agressões físicas e sexuais
Com base nas respostas, o ‘Termômetro’ indica quatro cenários possíveis, variando de ausência de comportamentos violentos, até situações de perigo iminente. Ele sugere também as ações apropriadas que a usuária deve tomar.
Como buscar orientações e apoio em caso de violência doméstica
Conforme o cenário identificado, a ferramenta orienta a usuária a procurar ajuda, denunciar ou continuar buscando informações sobre o tema.
A usuária pode informar a cidade onde reside para que o ‘Termômetro’ exiba as Promotorias de Justiça locais onde ela pode buscar auxílio.

A ferramenta é um quiz com 22 perguntas, que podem ser preenchidas anonimamente no site do MPSC – Foto: MPSC/Reprodução/ND
Segundo a Promotora de Justiça Ana Luisa de Miranda Bender Schlichting, coordenadora do Centro de Apoio dos Direitos Humanos e Terceiro Setor e integrante do Neavid, o ‘Termômetro’ possibilitará que mulheres acessem informações importantes sobre a violência doméstica e familiar.
“Por meio dele, conseguem perceber sinais de alerta em seus relacionamentos e procurar apoio nos serviços da rede de enfrentamento, incluindo as Promotorias de Justiça”, explica a promotora.
Além disso, a página fornece contatos importantes, como o número da Polícia Militar (190) e um link para campanhas sobre a violência contra a mulher. Para dúvidas sobre o formulário, o Neavid disponibiliza os seguintes contatos:
- E-mail [email protected]
- Telefone (48) 3330-9409
- WhatsApp (48) 9133-2511