Policiais e bombeiros militares cobram reestruturação da carreira

Policiais e bombeiros pedem reestruturação da carreira militar
Policiais e Bombeiros pedem recomposição de salários dentro da reestruturação (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Policiais e Bombeiros militares reivindicam a reestruturação da carreira militar em Roraima. À FolhaBV nesta quinta-feira, 20, a Associação de Policiais e Bombeiros Militares (APBM), explicou que as prioridades nos pedidos são de recomposição de salários, criação da lei de promoção de oficiais e atualização da lei orgânica da Polícia Militar e do Corpo do Bombeiros Militar do estado.

A APBM afirmou que houve diversas tentativas de diálogo com o Governo do Estado, pois a reestruturação depende totalmente da criação de projetos de leis de autoria do Poder Executivo para a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Dentre as tentativas, um ofício foi encaminhado ao Governo no dia 17 de março, mas a associação não obteve respostas.

“A APBM ressalta que nesse processo de tentativa de diálogo com o Governo do Estado, está sem o apoio ou intermediação dos Comandantes Gerais das duas Corporações, os quais deveriam se preocupar com essas questões pois impacta diretamente o efetivo que ambos têm disponível para atender a população, sendo que não podemos voltar aos tempos passados em que a tropa militar estadual era ignorada, deixando-os a própria sorte, sem a devida atenção de seus Comandantes. O que pedimos do governo do Estado é abertura do diálogo, para que tenhamos efetivamente o encaminhamento dessas pautas prioritárias”, respondeu a APBM.

Entenda as reivindicações para a reestruturação de carreira

Recomposição dos Subsídios dos militares estaduais diante das grandes perdas inflacionárias desde 2016, incluindo-se a implantação do Escalonamento Vertical como determina a Lei Federal nº 14.751/2023 (Institui a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados);

Criação da Lei de Promoção de Oficiais e da Lei de Promoção de Praças dentro dos parâmetros previstos na referida Lei Federal nº 14.751/2023, pois a legislação usada atualmente não atende a realidade das corporações, pois datam da década de 1980, quando Roraima era Território Federal;

Atualização da legislação orgânica da PMRR e do CBMRR dentro das previsões da Lei Orgânica Nacional. Pois de acordo com a APBM, Roraima possui um constante fluxo migratório que causa pressão diariamente por mais serviços públicos, incluindo a segurança pública e defesa civil.

A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado, questionando se há a negociação de reestruturação da carreira militar e aguarda resposta.

O post Policiais e bombeiros militares cobram reestruturação da carreira apareceu primeiro em Folha BV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.