O que é um girocóptero, aeronave que caiu em SC e deixou dois mortos

A tragédia envolvendo a queda de um girocóptero em São Francisco do Sul, no Norte de SC, neste domingo (28), deixou dois mortos e trouxe à tona preocupações sobre a segurança de aeronaves de pequeno porte. A fatalidade repercutiu nacionalmente.

Modelo aberto: girocóptero que caiu em São Francisco do Sul era tripulado por duas pessoas

Girocóptero que caiu em São Francisco do Sul era de um modelo aberto – Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

Conforme a Abul (Associação Brasileira de Pilotos de Aeronaves Leves), o girocóptero é um tipo de aeronave que se sustenta em voo através de asas rotativas. Diferente dos helicópteros, o rotor do girocóptero gira de forma independente do motor.

Essas aeronaves possuem autorrotação devido à aerodinâmica do movimento para frente, segundo a Abul. A propulsão desse tipo de aeronave é realizada por uma hélice convencional movida por um motor.

Girocóptero é considerado de fácil pilotagem, mas precisa de licença e cursos de formação

Segundo o Aeroporto Gaúcha do Norte destaca a diversidade de modelos de girocópteros, variando desde os abertos até os totalmente ‘carenados’ (cabines fechadas). A aeronave envolvida no acidente em São Francisco do Sul era um modelo aberto.

Eliseu compartilhou foto com a aeronave que costumava pilotar

Eliseu Hupalovski, de 60 anos, compartilhou lembranças da aeronave que caiu em SC – Foto: Redes sociais/Reprodução/ND

Esses veículos são considerados de fácil pilotagem, possuindo painéis de instrumentos completos e opções de customização, incluindo a escolha do tipo de motor e a adição de equipamentos como GPS e ar condicionado. Além disso, o girocóptero não necessita de hangares, podendo ser armazenado em casa e transportado por reboque.

Para pilotar girocópteros no Brasil, é necessário ser licenciado. Existem duas opções de formação em dois cursos: A primeira é a licença de Piloto Privado de Helicóptero e a segunda, a licença de Piloto Comercial de Helicóptero. Ambos devem passar pelos cursos teóricos e práticos para tirar o Certificado Médico Aeronáutico (CMA), da ANAC.

Aeronave ficou em destroços; duas pessoas morreram

Aeronave pegou fogo logo após a queda – Foto: Defesa Civil de SFS/Divulgação/ND

Em nota, o Comando da Aeronáutica afirma que as causas do acidente já estão sendo apuradas

“Investigadores do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), localizados em Brasília (DF), foram notificados, neste domingo (28/07), e estão apurando os fatos relativos a essa possível ocorrência aeronáutica em São Francisco do Sul (SC)”.

Em junho, aeronave de porte pequeno caiu em Joinville matando duas pessoas

A queda do girocóptero não foi um acidente isolado em SC. Em 3 de junho deste ano, um avião bimotor de pequeno porte, modelo Baron 95-B55, caiu próximo à SC-416, entre São Francisco do Sul e Itapoá, resultando na morte das duas pessoas a bordo.

A aeronave havia decolado de Governador Valadares, em Minas Gerais, com destino a Florianópolis. Porém, apresentou problemas e tentou um pouso de emergência no Aeroporto de Joinville.

O Aeroporto de Joinville afirmou na época, que a aeronave não tinha pouso programado. O piloto tentou arremeter para salvar a tripulação, mas a aeronave caiu na fronteira entre Itapoá e Garuva.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.