Acidente no Morro dos Cavalos: estrada é palco recorrente de fatalidades

O acidente no quilômetro 233,7, da BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça, reacende o alerta para os perigos de uma das principais rodovias do país e palco frequente de sinistros de trânsito. O tombamento de uma carreta de combustível, no domingo (6), causou a destruição de 28 veículos, entre carros e carretas, e deixou cinco pessoas feridas, vítimas de queimaduras.

Veículos incendiados após tombamento de carreta no Morro dos Cavalos

Tombamento de carreta, no Morro dos Cavalos, provocou um incêndio e a destruição de 28 veículos – Foto:CBMSC/ND

O trecho foi liberado após 16 horas de bloqueio. Imagens de câmeras de monitoramento da Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, registraram o momento que o veículo cai sobre a via, sentido sul, e explode quase instantaneamente.

Acidentes são frequentes no Morro dos Cavalos

Em janeiro de 2025, o tombamento de outra carreta, no quilômetro 233,8 da BR-101 provocou uma fila de 20 quilômetros no trecho. O acidente aconteceu em sentido sul, na região do Morro dos Cavalos, e causou um bloqueio de 12 horas no tráfego de veículos. Ninguém se feriu no sinistro.

Meses antes, em 16 novembro de 2024, uma colisão entre um caminhão e um furgão, também provocou filas na mesma região. A batida aconteceu em um trecho próximo, também no quilômetro 233 da BR-101. O condutor do furgão sofreu apenas ferimentos leves e não precisou de atendimento hospitalar.

Acidente na BR-101, em janeiro de 2025, provocou 20 quilômetros de fila em Palhoça em direção ao Rio Grande do Sul- Foto: Karin Barros/Reprodução/ND

No início do mesmo mês, em 6 de novembro, um caminhão pegou fogo próximo à subida do Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis. O acidente aconteceu quando o veículo, carregado com água sanitária, tombou e bloqueou parte do trânsito.

No mês anterior, um engavetamento, envolvendo cinco veículos provocou a morte de um homem, no quilômetro 231,2 da rodovia. A vítima tinha 46 anos e foi atropelada durante o acidente. Conforme apurado pela produção do Grupo ND, o homem estava do lado de fora do veículo quando foi atingido por outro caminhão.

Engavetamento envolvendo dois caminhões e três carros deixou um homem morto na BR-101- Foto: PRF/ Divulgação/ ND

Em agosto último, outro caminhão tombou no quilômetro 233,7 da BR-101, no Morro dos Cavalos. O acidente provocou mais de 15 quilômetros de congestionamento na região. Na ocasião, houve vazamento de combustível do próprio veículo, mas sem registro de incêndio ou vítimas.

Deslizamento de terra completa um ano

No dia 13 de abril de 2024, um deslizamento de terra provocou bloqueios por quase três dias na BR-101, no Morro dos Cavalos. O ND Mais mostrou, à época, a dimensão dos estragos causados pelo fenômeno.

Uma investigação do Ministério Público Federal foi aberta para apurar falhas na “gestão e monitoramento de riscos na concessão no trecho entre os municípios de Palhoça e Paulo Lopes”.

O caso foi denunciado pelo deputado Mário Motta (PSD) que, segundo levantado por sua equipe, “diferentes situações foram identificadas”. A denúncia foi entregue para a CGU (Controladoria-Geral da União), que já acatou, e para o TCU (Tribunal de Contas da União), que não emitiu parecer.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.