Catarinenses são presos durante operação nacional de combate ao abuso sexual infantil

Três moradores catarinenses foram presos pela Polícia Federal nesta terça-feira (30). As prisões ocorreram no contexto da ‘Operação Leafdown’, destinada ao combate dos crimes de armazenamento e difusão de material de abuso sexual infantil.

Operação foi deflagrada nesta terça-feira (30).

Quatro moradores catarinenses foram presos durante a operação. – Foto: Divulgação / Polícia Federal

Cerca de 200 policiais federais participam da operação e estão cumprindo 40 mandados de busca e apreensão nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Em Santa Catarina, a PF deu cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão, sendo um em São Francisco do Sul, um em Chapecó, um em São José e outro em Florianópolis. Durante as buscas, foram encontrados materiais contendo abuso sexual infantojuvenil nos endereços de Chapecó, São José e Florianópolis.

Ao todo, três pessoas foram presas em flagrante durante a operação pelo crime de armazenamento de material contendo esse tipo de temática e apreendidos computadores e diversos dispositivos eletrônicos de armazenamento.

Os investigados devem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Operação Leafdown

O nome da Operação faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários que atuam em ambiente cibernético específico para a aquisição de material de abuso sexual infantojuvenil e disponibilização desses arquivos para mais criminosos, inclusive de outros países.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.