Máfia, PCC e CV: criminoso italiano escancara codinomes de membros das facções no Brasil

O criminoso italiano Vincenzo Pasquino, membro da ‘Ndrangheta, a máfia da Calábria, revelou às autoridades italianas conexões de sua organização com facções criminosas brasileiras. Ele citou codinomes de membros do Primeiro Comando da Capital (PCC) e do Comando Vermelho (CV).

Criminoso italiano revela codinomes de membros do PCC e do CV que têm relação com a máfia – Foto: Internet/Reprodução/ND

As informações foram compartilhadas pela Justiça da Itália com investigadores no Brasil. Desde sua extradição do Brasil, em fevereiro deste ano, Pasquino tem colaborado com a Justiça italiana, fornecendo detalhes sobre as operações da ‘Ndrangheta.

Em depoimentos no Tribunal de Locri, na Calábria, ele descreveu reuniões com líderes do PCC e do CV. Além disso, destacou o interesse da máfia italiana no tráfico de cocaína a partir de portos brasileiros.

Pasquino revelou informações sobre conexão da máfia italiana com o PCC e o CV – Foto: Arquivo/ND

Pasquino também entregou uma lista de codinomes usados pelos criminosos. A lista ajudará na identificação de envolvidos em conversas criptografadas apreendidas na Europa.

Criminoso italiano foi preso na Paraíba em 2021

Vicenzo Pasquino foi preso em maio de 2021 em João Pessoa, na Paraíba, com Rocco Morabito, conhecido como “rei da cocaína”. Pasquino era um dos 30 fugitivos mais procurados pela polícia italiana.

Criminoso italiano era um dos 30 fugitivos mais procurados na Itália – Foto: Divulgação/PMSC/ND

Sua extradição foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) do Brasil após a recusa de um pedido de refúgio. As informações serão utilizadas pelos investigadores brasileiros para entender as operações entre a ‘Ndrangheta e os grupos criminosos locais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.