VÍDEO: Policiais salvam recém-nascido engasgado com leite materno em Itajaí

policiais salvam recém-nascido: imagem mostra momento do atendimento a bebê

Policiais salvam bebê recém-nascido engasgado com leite materno – Foto: Reprodução/ND

Policiais Militares de Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina, salvaram um recém-nascido de apenas 29 dias de vida, engasgado com leite materno, na noite desta terça-feira (22).

A mãe do bebê pediu socorro à equipe policial por volta das 18h, enquanto os agentes faziam rondas pelo bairro Espinheiros. Desesperada, com o filho nos braços, ela informou que o bebê estava engasgado com leite materno.

O recém-nascido apresentava sinais de cianose, ou seja, coloração azulada ou acinzentada da pele, unhas e mucosas devido à falta de oxigênio no sangue e dificuldade para respirar.

Diante da situação crítica, os policiais agiram imediatamente, dividindo as funções: enquanto parte da equipe prestava os primeiros socorros à criança, os demais acionaram os serviços de emergência médica.

Policiais salvam recém-nascido com manobra de Heimlich adaptada

Foi realizada a manobra de Heimlich adaptada para recém-nascidos, o que resultou na expulsão parcial do leite que obstruía as vias aéreas do bebê. A equipe policial permaneceu monitorando a criança até a chegada da Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros Militar.

Após avaliação técnica, os bombeiros confirmaram que a técnica aplicada pelos policiais foi eficaz, e seguiram com os protocolos de atendimento, conduzindo o bebê e a mãe até o Hospital Pequeno Anjo para avaliação médica especializada.

O bebê é prematuro, nascido com 32 semanas de gestação, e pesava aproximadamente 2 kg. “A pronta resposta dos policiais militares foi essencial para preservar a vida do recém-nascido, demonstrando o comprometimento da corporação com a proteção e o bem-estar da população”, traz a nota da PM.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.