Conselho do Ministério da Justiça aprova uso de câmeras em fardas policiais

O Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), vinculado ao Ministério da Justiça, aprovou nesta sexta-feira (19) a resolução que estabelece normas para o uso de câmeras em fardas de policiais.

O CNPCP é o conselho da sociedade civil, formado por juristas e especialistas na área, subordinado ao ministro Flávio Dino.

Com a aprovação, a recomendação será submetida a Dino, que deve validar o documento e enviá-lo para publicação no Diário Oficial da União (DOU).

O texto aprovado traz recomendações gerais, como gravação, armazenamento das imagens e acesso a elas. Após publicada no DOU, a resolução poderá ser seguida pelas secretarias de segurança estaduais e do Distrito Federal.

Embora possa existir uma recomendação pelo governo federal sobre a instalação dos equipamentos — além de gravação de vídeos durante todo o expediente dos policiais e agentes —, a instalação, porém, não deverá ser obrigatória. Caberá a cada unidade decidir sobre a implementação do monitoramento.

Na quarta-feira (17), o CNPCP se reuniu para discutir e votar o assunto, mas a CNN apurou que não houve deliberação porque os conselheiros queriam mais tempo para discutir o tema e que não havia consenso.

Independente da norma que deve ser publicada pelo ministro Dino, alguns estados brasileiros já utilizam câmeras corporais, como Santa Catarina e São Paulo.

No Distrito Federal, a Polícia Militar está com processo em fase de licitação.

No âmbito federal, a Direção da Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que testes em câmeras começarão a ser realizados já na semana que vem, no Rio de Janeiro.

A instituição quer que todo o efetivo use ao fim do processo.

O governo também estuda a instalação do equipamento em uniformes da Polícia Penal Federal.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Conselho do Ministério da Justiça aprova uso de câmeras em fardas policiais no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.