Ameaças online e neonazismo: adolescente de SC é apreendido após alerta do FBI

Foto de adolescente o celular, sem mostrar o rosto, representando suspeito que teria histórico de apologia ao neonazismo

Adolescente de SC com histórico de suposta apologia ao neonazismo é apreendido – Foto: Freepik/ND

Um adolescente foi apreendido na manhã desta segunda-feira (28) em Navegantes, Litoral Norte de Santa Catarina, suspeito de planejar ataques coletivos pelas redes sociais, assim como disseminar discursos de ódio.

Conforme informações da Polícia Civil de Navegantes, além do mandado de internação, foi cumprido um mandado de busca e apreensão. O material recebido pelo órgão foi compartilhado pelo FBI, órgão de segurança e investigação criminal dos Estados Unidos.

Adolescente já teria sido investigado por suposta apologia ao neonazismo e bullying

Segundo a investigação, dentre os discursos de ódio que teriam sido disseminados pelo suspeito estariam falas de discriminação de raça. Além disso, o menino já teria sido investigado por suposta apologia ao neonazismo e prática de bullying no ambiente escolar, em 2024.

Logo que recebeu as informações do FBI, a PCSC iniciou as investigações, representadas por medidas cautelares, que foram deferidas e cumpridas nesta segunda-feira. Foram apreendidos dispositivos de informática e outros materiais de interesse da investigação.

Dispositivos foram apreendidos de adolescente com suposto histórico de apologia ao neonazismo – Foto: Fotos públicas/ND

A polícia reforçou ainda a relevância do tema e o compromisso do órgão com a segurança da sociedade, destacando a atenção constante necessária no ambiente escolar, chamando atenção também para o cuidado que os responsáveis devem ter com crianças e adolescentes no ambiente virtual.

 

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.