Corpo localizado em praia pode ser de turista argentino desaparecido em Florianópolis

Cartaz com a foto de José Maria Alday, turista argentino desaparecido

Turista argentino, de 70 anos, está desaparecido desde o dia 15 de maio – Foto: Divulgação/PMSC

O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina localizou, neste sábado, um corpo na praia da Lagoinha do Leste, em Florianópolis. Há suspeita de que se trate de um turista argentino, que desapareceu após fazer uma trilha na mesma região.

José María Alday, de 70 anos, natural de Córdoba, na Argentina, estava hospedado com um amigo no bairro Pântano do Sul e saiu para passear no dia 15 de maio. Desde então, ele não retornou para o endereço.

Apuração da reportagem do Balanço Geral, da NDTV RECORD, dá conta de que os bombeiros foram acionados depois que um pescador avistou o corpo, nas proximidades do Sarugo, em direção à Lagoinha do Leste.

Corpo de Bombeiros localiza corpo no Sul de Florianópolis

Segundo a corporação, a aeronave Arcanjo 01 foi acionada para retirada de um corpo, que pode ser do turista argentino, preso em um costão na região da Lagoinha do Leste.

Possível local em que turista foi encontrado

Corpo encontrado neste sábado (24) pode ser de turista argentino desaparecido há nove dias – Foto: Reprodução/NDTV/ND

Os agentes ainda não conseguiram confirmar a identidade da vítima, mas a principal hipótese, pelas características do cadáver, é de que se trate de José María Alday. O IML (Instituto Médico Legal) foi acionado para realizar a identificação.

Turista argentino desaparece após sair para fazer trilha

José María Alday saiu do local em que estava hospedado, por volta das 10h de quinta-feira (15), para fazer uma trilha na Lagoinha do Leste. Ele vestia bermuda, camisa, chinelos e carregava o celular, além de um documento de identidade.

Segundo informações do Consulado da Argentina, o turista argentino está em território brasileiro desde o dia 3 de maio de 2025. Ele utilizava o transporte público da capital catarinense apresentando o RG argentino (DNI), que garante gratuidade a passageiros com mais de 60 anos.

Corpo foi avistado por pescador, que acionou o Corpo de Bombeiros para o resgate – Foto: Reprodução/NDTV/ND

Desde a data, seu paradeiro é desconhecido. A Polícia Militar compartilhou imagens de câmeras de monitoramento com o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) para auxiliar nas buscas. Registros mostram um homem, com as mesmas características do turista argentino, caminhando em direção à trilha da Lagoinha do Leste.

Uma testemunha também afirmou ter visto o idoso no local, o que reforçou a suspeita de que ele teria entrado na trilha. A partir dessas informações, os bombeiros intensificaram as buscas com uma força-tarefa especializada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.