
Autoridades do Japão emitiram alerta para risco de tsunami, após um terremoto atingir o Japão nesta quinta-feira (8). Segundo a JMA (Agência Meteorológica do Japão), o tremor foi de 7,1 na Escala Richter, método usado para medir a magnitude dos terremotos.

Japão pode ser atingido por tsunami após terremoto – Foto: Divulgação/ND
Risco de tsunami
O terremoto afetou o Sul da costa do país, principalmente as províncias de Miyazaki, Kochi e Kagoshima. Segundo o jornal The Guardian, cerca de 50 centímetros de ondas de tsunami foram detectados em partes da costa sul de Kyushu e na ilha ao lado de Shiokuku, meia hora após o terremoto.
Uma moradora que estava em um shopping filmou objetos e roupas de lojas balançando com o tremor.
Uma japonesa estava no shopping AEON e conseguiu filmar o momento exato do terremoto de magnitude 7.1 que atingiu a costa sul do Japão por volta das 16h30 de hoje, 8 de agosto, afetando principalmente as províncias de Miyazaki, Kochi e Kagoshima. pic.twitter.com/ww8Ba2R7ze
— Dia a dia no Japão
(@diaadiajp) August 8, 2024

Alerta de tsunami emitido pela emissora NHK – Foto: Divulgação/NHK/ND
O secretário-chefe de gabinete, Yoshimasa Hayashi, disse em coletiva de imprensa que o governo ainda está verificando os danos e se houve vítimas. No entanto, não houve relatos de anormalidades nas usinas nucleares.
O Japão fica localizado no “Círculo de Fogo do Pacífico”, região que recebeu esse nome por ter uma forte atividade vulcânica e ser propenso a terremotos.