‘Bill Gates britânico’ está desaparecido após iate de luxo naufragar durante tornado na Itália

O magnata britânico Mike Lynch, conhecido como “Bill Gates britânico”, estava em um iate de luxo que naufragou nesta segunda-feira (19), após uma tromba d’água atingir a costa da Sicília, na Itália. Além dele, outras cinco pessoas estão desaparecidas e uma morreu.

‘Bill Gates britânico’ é proprietário do veleiro Bayesian – Foto: Reprodução/ND

Segundo a Guarda Costeira italiana, o veleiro Bayesian, de 55 m de comprimento, virou devido aos fortes ventos durante a madrugada. A embarcação estava ancorada a cerca de 800 m da costa da cidade de Porticello.

As trombas d’água, que se assemelham a tornados, chegam a ter ventos de mais de 300 km/h e se formam rapidamente.

O corpo encontrado era do chefe de cozinha que estava a bordo. Ao todo, havia 22 pessoas na embarcação. As equipes conseguiram resgatar 15 sobreviventes, entre eles uma menina inglesa de 1 ano e a mãe dela.

Uma testemunha disse à agência de notícias Ansa que o barco estava todo iluminado e que havia ocorrido uma festa à noite.

Myke Lynch responde 15 acusações de fraude

Mike Lynch responde 15 acusações de fraude – Foto: Reprodução/ Getty Images/ND

Quem é o “Bill Gates britânico”

Mike Lynch, que é o proprietário do Bayesian, tem 59 anos e já integrou a lista das pessoas mais ricas do Reino Unido.

Em 2015, segundo a revista Forbes, a fortuna dele chegou a US$ 1 bilhão.

Atualmente, ele responde a uma série de acusações de fraude envolvendo a venda da empresa de software fundada por ele, a Autonomy, para a gigante Hewlett-Packard.

Conforme as acusações, a empresa dele teria irregularidades contábeis que mascararam o real valor dela ao ser vendida para a HP.

Segundo o The Guardian, o julgamento de Lynch começou em 5 de junho nos Estados Unidos. O magnata responde a 15 acusações de fraude.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.