‘Rei do ovo’: Ricardo Faria vendia laranjas e picolés durante a infância para empreender

Ricardo Faria chamou atenção nacional ao integrar a lista dos bilionários da Forbes de 2024 na 21ª posição. Apesar de fundar sua empresa de maior sucesso, a Granja de Faria, apenas em 2006, a veia empreendedora já fazia parte da sua vida desde a infância.

Ricardo Faria começou a empreender ainda na infância vendendo picolé na praia – Foto: Divulgação/ND

Ricardo Faria começou a empreender ainda quando criança

Filho de pai médico e mãe engenheira, Ricardo curtia as férias no Balneário Rincão, no Sul de SC, e aproveitava o período para faturar. Ele passava algumas horas do dia vendendo picolé para a criançada, empurrando o carrinho pelas ruas da praia.

Quando o verão acabava, o negócio virava outro. Aos sete anos, ele aproveitava os pés de fruta no quintal de casa para ganhar dinheiro. Enchia sacolas com laranja e ia até o Centro da cidade para vender a fruta.

Na adolescência, o empresário fez intercâmbio para os Estados Unidos para se preparar e seguir os caminhos do pai. Ao retornar para o Brasil, no entanto, decidiu cursar Engenharia Agrônoma na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Ricardo Castellar de Faria, presidente da Acav – Foto: Junior Duarte/Acav/ND

Hoje, Ricardo Faria é presidente e fundador da Granja Faria, maior produtora de ovos comerciais, ovos férteis e pintos de um dia no Brasil. Além de presidir a Insolo, a RCF Capital e a Associação Catarinense de Avicultura, acumulando um patrimônio de R$ 17,45 bilhões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.