Sem obras na BR-101, encostas no Morro dos Cavalos vão desabar novamente

O Morro dos Cavalos ganha a atenção, geralmente, quando submetido a algum tipo de problema. Pois há um problema anunciado na BR-101 que, seguindo essa lógica, vai “estourar” tão logo o primeiro volume mais acentuado de chuva caia sobre a região.

BR-101 no morro dos cavalos

Um dos trechos que estão em aparente queda, na BR-101, no Morro dos Cavalos – Foto: Germano Rorato/ND

Quem percorre o trecho, na altura do morro, em Palhoça, repara que as encostas que deslizaram recentemente estão do mesmo jeito.

A terra que desmoronou no km 237 foi recolhida e não há, nesse momento, qualquer sinal de obras para realizar a contenção.

Existem, ao menos, três pontos – todos no sentido Norte da rodovia – que estão visivelmente vulneráveis, conforme mostram as imagens do repórter fotográfico Germano Rorato. São cenários que, ao primeiro volume de chuva na região, vão ceder.

Sentido Sul do Morro dos Cavalos

Em 2021 o km 221, sentido Sul, apresentou o mesmo problema. Após um período de chuvas volumosas, o terreno não resistiu e escorreu para a rodovia BR-101.

Foram cerca de 48 horas até que o trecho fosse liberado. O espaço permaneceu em obras por anos até que um muro inteiro de contenção fosse estruturado.

Buraco na BR-101, no Morro dos Cavalos, sentido Sul; trecho é um problema anunciado – Foto: Divulgação/ND

Como no trecho mais recente não há intenção da concessionária, em curto-prazo, de trabalhar outro muro de contenção, a interrupção da via é só questão de tempo – literalmente.

O que diz a Arteris Litoral Sul

A Arteris Litoral Sul, em nota, explicou que aguarda a “discussão” em vigor para incluir a repactuação no contrato de concessão. A empresa cita a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e o Ministério da Infraestrutura para explicar que está debatendo melhorias.

Argumentou, ainda, que usa uma “medida protetiva” na região que está “entre as 1.993 estruturas [de todas as Arteris que operam no País] no programa permanente de monitoramento de encostas”.

Veja a nota na íntegra

A Arteris Litoral Sul informa que projetos para intervenções no Morro dos Cavalos, assim como outras obras importantes para a BR-101/SC, estão em discussão com toda a sociedade catarinense junto ao Ministério dos Transportes (MT) e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para incluí-los na proposta de uma eventual repactuação do Contrato de Concessão da BR-101/SC.

No momento, a principal preocupação da Arteris continua sendo a segurança dos usuários. Por isso, como medida preventiva, a região do Morro dos Cavalos está entre as 1.993 estruturas incluídas no programa permanente de monitoramento de encostas nas sete concessionárias da Arteris. Esse trabalho é feito por empresa certificada e, por meio dele, a Arteris já identificou áreas críticas e realizou 12 obras e serviços de manutenção de encostas ao longo do trecho da Litoral Sul.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.