Tem mais de 60 anos? Então considere dar adeus ao café para manter a saúde do seu cérebro

O famoso cafezinho pós-almoço é uma paixão nacional. E consumido com moderação, pode trazer benefícios para o organismo. Porém, o alto consumo de café por pessoas com mais de 60 anos pode levar a sérios problemas cognitivos, alerta estudo.

Pessoas com mais de 60 anos devem evitar consumir café para proteger a saúde cerebral – Foto: Freepik/ND

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o limite de consumo diário de café é de 400 miligramas por dia, o que equivale a 4 xícaras. O recomendável é consumir a opção em grãos ou moído, pois são mais naturais e não passam por um processo industrial.

No entanto, vale ressaltar que a tolerância ao café pode mudar de pessoa para pessoa, então, antes de fazer qualquer mudança na dieta, procure um especialista.

Diminua ou evite beber café se você tem mais de 60 anos

Famosa bebida pode trazer efeitos adversos na saúde dos idosos – Foto: Freepik/ND

De acordo com o estudo do Advent Health Research Institute, consumir mais de três xícaras de café por dia foi associado a um declínio mais rápido das capacidades cognitivas em pessoas acima dos 60 anos.

A pesquisa estudou 8.451 pessoas com mais de 60 anos do Reino Unido, sendo 60% delas mulheres. O resultado mostrou que pessoas que consumiram mais a bebida apresentaram um declínio cognitivo um pouco mais acentuado.

A pesquisadora Kelsey R. Sewell, do Advent Health Research Institute, disse à publicação médica Medscape, que na pesquisa não foi considerado o consumo de café quando esses indivíduos eram jovens e nem os diferentes tipos da bebida, por isso, são necessárias mais pesquisas para entender melhor os efeitos do café conforme a idade.

Novos estudos precisam ser feitos para entender melhor os efeitos da bebida – Foto: Pixabay/divulgação/ND

*Importante: este conteúdo não substitui avaliações profissionais com médicos ou outros especialistas nas áreas de saúde e bem-estar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.