Atleta catarinense é nomeada pela NFL como embaixadora global do flag football

A NFL (National Football League), dos Estados Unidos, e a Ifaf (Federação Internacional de Futebol Americano) escolheram uma atleta catarinense para ser embaixadora global de flag football. A decisão foi anunciada na quinta-feira (29).

Gabriela Bankhardt, atleta catarinense de flag football

A atleta catarinense está na Finlândia para disputar o Campeonato Mundial de Flag Football pela seleção brasileira – Foto: Reprodução/Instagram

Gabriela Bankhardt, de 28 anos, é capitã da seleção brasileira de flag football, um esporte derivado do futebol americano. Formada em jornalismo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), ela se dedica à modalidade desde 2017 e atualmente joga no Desterro Atlantis, equipe feminina de Florianópolis.

A atleta catarinense foi nomeada para o programa Global Flag Football Ambassador junto com Kodie Fuller, da Austrália, e Benjamin Klever, da Alemanha. O objetivo é desenvolver e divulgar o esporte ao redor do mundo.

“Estou muito orgulhosa de ser embaixadora global do flag football, é uma honra incrível poder ocupar essa posição. Quem pratica o flag sabe o quanto é apaixonante e essa também é uma forma de espalhar ainda mais essa paixão”, celebrou Gabriela.

Gabriela Bankhardt jogando flag football

O flag football é uma modalidade que deriva do futebol americano e terá sua estreia na Olimpíada de Los Angeles 2028 – Foto: Flávio Tin

O grupo é composto por jogadores de flag football, ídolos da NFL, técnicos e oficiais do futebol americano. Com a nomeação, a atleta catarinense passa a integrar uma lista de astros, como Eli Manning, Lamar Jackson e Stefon Diggs.

“O flag football é uma forma inclusiva e acessível de praticar nosso esporte, e seu crescimento extraordinário em todo o mundo é uma prova disso”, declarou a jogadora.

Atleta catarinense disputa mundial de flag football pela seleção brasileira

Natural de Joinville, Gabriela Bankhardt está na Finlândia disputando o Campeonato Mundial de Flag Football pela seleção brasileira feminina.

“Ela se estabeleceu como uma das atletas de mais proeminência do Brasil”, definiu a Confederação Brasileira de Futebol Americano. “Além de ser uma atleta, também ajuda a treinar equipes masculinas e femininas em vários níveis”.

Atleta catarinense Gabriela Bankhardt durante jogo de flag football

A atleta catarinense joga no Desterro Atlantis, de Florianópolis, e na seleção brasileira feminina de flag – Foto: Reprodução/Instagram

Na quinta-feira, o time brasileiro perdeu de 34 a 32 para a Áustria nas oitavas de final. A seleção feminina não tem mais chances de levar o título mundial, mas segue na disputa pelo 13º lugar e joga contra o time da casa nesta sexta-feira (30).

O flag football estreará nos próximos Jogos Olímpicos. O esporte será disputado pela primeira vez em Los Angeles 2028.

“Enquanto olhamos para as Olimpíadas de Los Angeles 2028, estou muito animada para usar minha plataforma para inspirar a próxima geração de mulheres e meninas no Brasil e além a adotar esse formato atlético, rápido e criativo”, disse a atleta catarinense.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.