‘Ninguém tem o monopólio da verdade’, dispara Barroso durante evento em Florianópolis

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso, esteve na Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, na manhã desta sexta-feira (30), para realizar uma palestra aos estudantes do ensino médio. Na ocasião, o ministro exaltou a defesa de minorias como pilar democrático.

Ministro Luís Roberto Barroso exaltou a defesa de minorias como pilar democrático durante evento em Florianópolis – Foto: Vivian Leal/ND

Com o tema, “Como fazer diferença para si próprio, para o Brasil e para o mundo”, o encontro é parte de uma série palestras que Barroso tem realizado em vários estados, propondo uma reflexão sobre valores, integridade e conhecimento.

“A primeira coisa que eu quero compartilhar é uma frase que eu ouvi: a vida é uma festa para qual todos nós fomos convidados. Todos nós temos o direito de entrar pela porta da frente. Ninguém é melhor do que vocês”, disse o ministro, em sua fala inicial, aos estudantes.

“Ninguém tem o monopólio da verdade, ninguém tem o monopólio da virtude. No Brasil, precisamos resgatar a civilidade. Ninguém precisa mudar de ideia, mas qualquer convicção, que não pregue a violência, merece respeito, por mais que você discorde profundamente” — Luís Roberto Barroso

Ainda, Barroso defendeu que limites das maiorias devem ser levados em conta para garantir o regime democrático. “A democracia é respeitar a vontade da maioria, mas maioria não pode tudo. É preciso respeitar as regras do jogo e os direitos de todos, inclusive os da minoria”, frisou.

Visita à escola

O magistrado chegou por volta de 9h30min e foi recebido pela direção da escola. Logo na recepção, para marcar a presença à instituição, Barroso assinou o livro de visitas.

O evento foi aberto com apresentação do coral de alunos Nossas Vozes. Ao contar sobre a história da instituição, a diretora, Fraya da Cunha, destacou os diferenciais da escola, que possui turno integral, atividades extracurriculares e um comitê antirracista. “Os estudantes são os verdadeiros protagonistas desta história”, enfatizou.

Fraya da Cunha, diretora da Marista Escola Social Lúcia Mayvorne conta a Barroso sobre a história da instituição – Foto: Vivian Leal/ND

Alunos e ex-alunos da escola foram convidados para contar sobre a experiência na instituição. Dentre as histórias, está a de Valeska Machado, de 18 anos. Ela é aluna do segundo ano do ensino médio e veio da Venezuela, em 2022.

Em meio à pandemia e fechamento das unidades de ensino, foi acolhida pela comunidade da escola Marista. Neste ano, ela recebeu um certificado da NASA por participação de uma atividade de astronomia. “A gente aprendeu a localizar asteroides a partir das imagens que a NASA encaminha. Nós localizamos quatro e recebemos um certificado deles, em inglês”, contou.

Agenda de Barroso em Florianópolis

Em Florianópolis, o magistrado também fará uma visita institucional ao Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), prevista para 11h30.

Barroso também participa da 7ª edição do projeto Diálogos com a Magistratura, às 14h30, no auditório da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC), onde se reunirá com juízas e juízes para um momento de escuta ativa e de troca de experiências e informações sobre a carreira e a qualidade dos serviços prestados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.