Relógio de idade: conheça o novo exame de sangue que pode prever quanto tempo você viverá

Saber quanto tempo ainda resta na Terra é uma das principais questões da vida. Para tentar solucionar esse mistério, pesquisadores criaram um método que “calcula” o tempo de vida de uma pessoa, com base em informações proteicas. O estudo foi publicado na revista Nature Medicine e chamado de “relógio de idade”.

Cientistas analisaram amostras de milhares de pessoas para criar o relógio de idade

Cientistas analisaram amostras de milhares de pessoas para criar o relógio de idade – Foto: Reprodução/Dan Negureanu/Shutterstock/ND

A partir de análises de mais de duas mil proteínas, os pesquisadores desenvolveram um exame de sangue que pode ajudar a prever não só quanto tempo você pode viver, mas também se você estará saudável ou não.

O líder do projeto é o pesquisador de saúde populacional do Massachusetts General Hospital, em Boston, Austin Argentieri. Ele explica que o exame é feito a partir das proteínas presentes no sangue.

O grupo estudou amostras de sangue de mais de 45.000 pessoas e conseguiu identificar 204 proteínas que ajudam a prever a idade biológica e o risco de 18 doenças crônicas, como doenças cardíacas e diabete.

Depois, eles conseguiram reduzir o número de proteínas analisadas para 20 e conseguiram deixar os resultados mais precisos. O número menor é importante para facilitar a utilização do exame em consultórios médicos, por exemplo.

“Desenvolvemos um relógio de idade proteômica que está ligado a quase todas as principais doenças crônicas, multi morbidade, mortalidade e biomarcadores de envelhecimento (por exemplo, telômeros)”, relatou Austin.

  • Leia+: Estas são as duas idades em que o corpo envelhece mais rapidamente, segundo estudos

Idade biológica é diferente da cronológica – Foto: Freepik/ND

Como funciona o relógio de idade?

Primeiro, os pesquisadores explicam que a idade biológica de uma pessoa pode ser diferente da idade cronológica (que é o número de anos que você tem). Por exemplo, uma pessoa de 50 anos pode ter uma idade biológica de 60 anos, o que pode indicar um maior risco de doenças.

Se você souber com antecedência quais são os riscos para sua saúde, pode tomar medidas para evitá-los. Por exemplo, se o exame mostrar que você está em risco de doenças cardíacas, pode mudar sua dieta, fazer mais exercícios ou tomar outros cuidados preventivos.

Conforme o grupo, o objetivo é personalizar o cuidado com a saúde, ajudando a identificar problemas antes que eles se tornem graves e a melhorar a qualidade e a longevidade da sua vida.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.