72% dos brasileiros não concordam com suspensão do X no país, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo instituto Real Time Big Data mostrou que 72% dos brasileiros entrevistados – cerca de 1,2 mil – não concordam com a suspensão do X, antigo Twitter no Brasil.

Suspensão do X, antigo Twitter, foi decidida após Elon Musk não cumprir medidas do STF

Rede social ‘X’, antigo Twitter, fecha escritório no Brasil e culpa ministro do STF – Foto: Getty Images/Reprodução ND

O dado se opõe aos 13% que concordam com a medida determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, enquanto 15% dos entrevistados não souberam responder.

Além da suspensão do X, entrevistados falam sobre multa

A decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) também prevê que, caso pessoas físicas ou jurídicas usem VPN para acessar a rede social que está suspensa, uma multa diária de R$ 50 mil pode ser aplicada.

Segunda a pesquisa do Real Time Big Data, a grande maioria dos entrevistados não concorda com a sanção: 84%. Já 9% das pessoas disseram concordar com a aplicação da multa. Outros 7% não sabem.

Provadores de internet bloqueiam X

A suspensão do X no Brasil começou entre sexta-feira (30) e sábado (31), após Elon Musk, proprietário da rede social, não ter indicado um representante legal do X no Brasil depois de ter anunciado o fechamento do escritório no país.

Alexandre de Moraes deu 24h para Elon Musk apresentar um novo representante legal do X no Brasil, mas isso não aconteceu – Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Telecomunicação (Anatel) informou ao STF que mais de 20 provadores de internet de todo o Brasil foram informados sobre a suspensão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.