174 anos de Blumenau: veja o antes e depois de pontos históricos da cidade

Nesta segunda-feira (2), a histórica cidade de Blumenau completa 174 anos de existência. São quase dois séculos de muita história e crescimento em todos os sentidos.

Blumenau nos anos 80  – Foto: Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Por conta disso, o Portal ND Mais separou alguns pontos memoráveis da cidade e comparou como eram antigamente e como estão hoje.

Avenida Beira-Rio

Um dos pontos mais conhecidos e mais bonitos de Blumenau, a Avenida Beira-Rio, tem sua via ao lado do principal rio da cidade, o Itajaí-Açu. Ao longo dos anos, muitas coisas mudaram.

Segundo o arquivo Histórico de Blumenau, a avenida Beira-Rio começou a ser construída em 1964 e foi entregue em 1975.

Avenida Beira-Rio nos anos 70 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Avenida Beira-Rio nos anos 70 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Avenida Beira-Rio nos anos de 1940 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Avenida Beira-Rio nos anos de 1940 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Avenida Beira-Rio nos anos de 1940 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Avenida Beira-Rio nos anos de 1940 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Beira-Rio nos dias de hoje - Marcelo Martins/Reprodução/ND

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Beira-Rio nos dias de hoje – Marcelo Martins/Reprodução/ND

Parque Ramiro Ruediger

Localizado no bairro da Velha, a apenas 200 metros da renomada Vila Germânica, onde acontece a famosa Oktoberfest, o Parque Ramiro Ruediger é um dos principais símbolos de lazer na cidade.

Antigamente, o local era chamado de Famosc, onde recebia os bailes de chopp famosos da época.

Parque Ramiro Ruediger nos anos 60 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Parque Ramiro Ruediger nos anos 60 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Parque Ramiro Ruediger nos dias atuais - Divulgação/Reprodução/ND

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Parque Ramiro Ruediger nos dias atuais – Divulgação/Reprodução/ND

Igreja matriz

Igreja católica, chamada de Catedral São Paulo Apóstolo, foi construída em 1958 em estilo moderno com sinos eletrônicos, relógio alemão e entalhes em madeira.

Até os dias de hoje, a igreja é um dos símbolos da cidade e está localizado no centro de Blumenau.

Igreja Matriz antes da reforma, nos anos 50 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Igreja Matriz antes da reforma, nos anos 50 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Igreja Matriz nos dias de hoje - Divulgação/Reprodução/ND

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Igreja Matriz nos dias de hoje – Divulgação/Reprodução/ND

Ponte de ferro

A famosa Ponte de Ferro, teve os trabalhos de instalação iniciados em outubro de 1953 e sua inauguração ocorreu no dia 1º de dezembro de 1957. Toda obra foi realizada por elementos da cidade, desde o projeto até a sua conclusão.

A ideia inicial da ponte, era ser uma passagem ferroviária. O trem passou pela ponte até os anos 70. Atualmente é uma estrada, para veículos, que liga a região central com o bairro Ponta Aguda.

Ponte de ferro foi usada por muitos anos como uma ponte de trilho ferroviário  - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Ponte de ferro foi usada por muitos anos como uma ponte de trilho ferroviário – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Ponte de ferro nos anos 80 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Ponte de ferro nos anos 80 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Ponte de Ferro nos dias atuais - Moisés Stuker/NDTV

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Ponte de Ferro nos dias atuais – Moisés Stuker/NDTV

Ponte de Ferro hoje em dia - Arquivo/Suelen Eskelsen/NDTV

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Ponte de Ferro hoje em dia – Arquivo/Suelen Eskelsen/NDTV

Ponte dos arcos

A ponte dos Arcos teve o mesmo intuito da Ponte de Ferro. Ela possui 160 metros de comprimento, com 3 arcos atarantados de 41,65 metros cada um.

A construção da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu se constitui pela sua importância que é a ligação para o bairro Ponta Aguda.

A ponte dos Arcos, assim como a ponte de Ferro, serviu como trilho ferroviário  - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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A ponte dos Arcos, assim como a ponte de Ferro, serviu como trilho ferroviário – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Ponte dos Arcos antes da reforma - Divulgação/Reprodução/ND

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Ponte dos Arcos antes da reforma – Divulgação/Reprodução/ND

Ponte dos Arcos atualmente - Divulgação/Reprodução/ND

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Ponte dos Arcos atualmente – Divulgação/Reprodução/ND

Ponte Adolfo Konder (Castelinho da Havan)

Os trabalhos de instalação foram iniciadas em outubro de 1953 e sua inauguração ocorreu no dia 1º de dezembro de 1957. Toda obra foi realizada por elementos da cidade, desde o projeto até a sua conclusão. A ponte tem comprimento total de 135 metros e 10,40 metros de largura.

Ponte Adolfo Konder durante sua construção - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Ponte Adolfo Konder durante sua construção – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Ponte Adolto Konter após reforma - Blumenau nova. IMG_8837 (3)

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Ponte Adolto Konter após reforma – Blumenau nova. IMG_8837 (3)

Ponte Adolfo Konder nos dias atuais - Gabriela Milanezi/NDTV Blumenau

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Ponte Adolfo Konder nos dias atuais – Gabriela Milanezi/NDTV Blumenau

Porto de Blumenau

Conforme a Fundação Cultural da cidade e Arquivo Histórico José Ferreira da Silva, os primeiros imigrantes alemães desembarcaram, dando início a cidade que conhecemos hoje. No mesmo local, no auge da navegação regional, o transporte de cargas e passageiros funcionou até o ano de 1949.

Ele foi desativado, mas no início deste ano, o prefeito do município, Mário Hildebrandt, assinou uma ordem de serviço para contratação do projeto do Antigo Porto.

Porto de Blumenau não exite mais, mas há projeto para recuperar o ponto histórico - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Porto de Blumenau não exite mais, mas há projeto para recuperar o ponto histórico – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Transporte de cargas e passageiros funcionou até o ano de 1949 - Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/ND

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Transporte de cargas e passageiros funcionou até o ano de 1949 – Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/ND

Transporte de cargas e passageiros funcionou até o ano de 1949 - Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/ND

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Transporte de cargas e passageiros funcionou até o ano de 1949 – Arquivo Histórico José Ferreira da Silva/ND

Região onde ficava o antigo porto de Blumenau - Michele Lamin/PMB

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Região onde ficava o antigo porto de Blumenau – Michele Lamin/PMB

Praça doutor Blumenau

A Praça Dr. Blumenau foi inaugurada em agosto de 1949, em homenagem ao fundador da cidade. Ela foi construída em um terreno doado pela família Werner, e atualmente se tornou palco de grandes eventos políticos e culturais.

Praça doutor Blumenau, nos anos 80 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Praça doutor Blumenau, nos anos 80 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Praça Doutor Blumenau foi reformada na região central  - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Praça Doutor Blumenau foi reformada na região central – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Praça Doutor Blumenau anos depois - Divulgação/Reprodução/ND

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Praça Doutor Blumenau anos depois – Divulgação/Reprodução/ND

Prefeitura antiga

O prédio onde está a Fundação Cultural foi inaugurado em 1875 e ampliado em 1917. Em 1939, foi totalmente modificado e ampliado para sediar o Fórum e demais autarquias estaduais, perdendo a característica arquitetônica do século XIX. Em 1958, um incêndio destruiu a parte destinada ao Fórum, administração municipal e Arquivo Histórico.

Ela foi remodelada em 1939 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Ela foi remodelada em 1939 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Prefeitura antiga foi construída em 1875 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Prefeitura antiga foi construída em 1875 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

A antiga prefeitura da cidade, hoje é onde fica a fundação cultural - Divulgação/Reprodução/ND

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A antiga prefeitura da cidade, hoje é onde fica a fundação cultural – Divulgação/Reprodução/ND

Rua 7 de Setembro

A rua começou a ser aberta em 1920, nomeada em 1924, mas foi calçada apenas em 1970.

Em 1950, uma grande obra de terraplanagem removeu boa parte do Morro dos Padres, na altura do Shopping Neumarkt. Em 1960, ela chega até onde está o Terminal da Fonte, atualmente e, em 1970, a execução do calçamento é concluída.

Rua 7 de setembro foi aberta em 1920 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Rua 7 de setembro foi aberta em 1920 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Foto da rua 7 de Setembro, no nos 50 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Foto da rua 7 de Setembro, no nos 50 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Rua 7 de Setembro nos dias de hoje - Google Street View/Reprodução/ND

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Rua 7 de Setembro nos dias de hoje – Google Street View/Reprodução/ND

Rua XV de Novembro

A rua XV de Novembro vai ganhando forma e em 1929 o calçamento chegava a rua.

“Esse calçamento foi feito com paralelepípedos com pedras extraídas no Vale do Itajaí. A XV de Novembro era a passarela da cidade, tudo acontecia ao longo da XV, além do comércio e das residências, mas as pessoas melhores financeiramente estabelecidas eram ali centradas”, conta a historiadora Sueli Petry.

Estrada era chamada assim por conta do seu formado cheio de curvas - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Estrada era chamada assim por conta do seu formado cheio de curvas – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Antigamente, a rua XV era chamada de estrada da línguiça  - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Antigamente, a rua XV era chamada de estrada da línguiça – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Rua XV de Novembro é uma das mais conhecidas da cidade - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Rua XV de Novembro é uma das mais conhecidas da cidade – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Rua XV de Novembro nos anos 70 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Rua XV de Novembro nos anos 70 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Rua XV de Novembro nos dias atuais - Reprodução/NDTV Blumenau

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Rua XV de Novembro nos dias atuais – Reprodução/NDTV Blumenau

Teatro Carlos Gomes

A construção de um dos cartões postais da cidade, o Teatro Carlos Gomes, começou a ser feito em 1935 e terminou em 1939.

Ele foi entregue em 01 de julho de 1939, com um grande baile de gala. Atualmente recebe inúmeros eventos, desde shows de comédias e apresentações musicais.

Teatro Carlos Gomes foi inaugurado com um grande baile de gala - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Teatro Carlos Gomes foi inaugurado com um grande baile de gala – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Teatro Carlos Gomes foi construído em 1939  - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Teatro Carlos Gomes foi construído em 1939 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Teatro Carlos Gomes  - Divulgação/ Teatro Carlos Gomes/ ND

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Teatro Carlos Gomes – Divulgação/ Teatro Carlos Gomes/ ND

Teatro Carlos Gomes nos dias de hoje - Moisés Stuker/NDTV

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Teatro Carlos Gomes nos dias de hoje – Moisés Stuker/NDTV

Rua das Palmeiras

A rua das Palmeiras foi a primeira rua aberta na cidade em 1852. Ela segue  ao Ribeirão Garcia. O Dr. Hermann Bruno Otto Blumenau, ao idealizar esta avenida em 1876, se inspirou nas grandes metrópoles europeias do século XIX que se utilizavam de muitas árvores em sua urbanização.

Rua das Palmeiras em 1915 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Rua das Palmeiras em 1915 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Rua das Palmeiras nos anos 80 - Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

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Rua das Palmeiras nos anos 80 – Arquivo Histórico de Blumenau/Reprodução/ND

Rua das Palmeiras atualmente - Ketlin Ciquelero

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Rua das Palmeiras atualmente – Ketlin Ciquelero

Rua das Palmeiras atualmente - Divulgação/Prefeitura de Blumenau/ND

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Rua das Palmeiras atualmente – Divulgação/Prefeitura de Blumenau/ND

Rua das Palmeiras atualmente - Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau/ND

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Rua das Palmeiras atualmente – Eraldo Schnaider/Prefeitura de Blumenau/ND

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