Espetáculo “Sussurros” abre temporada com exibições em Centros de Educação de Jovens

A atriz manezinha Débora Matos e a sua personagem palhaça “Esmeralda” estreiam nesta segunda-feira o projeto de contação de histórias “Sussurros” que vai percorrer o Estado com dez apresentações gratuitas em Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs).

O ponto de partida será Floripa com apresentações em pelo menos cinco regiões da cidade até o dia 9 de setembro.

A artriz Débora Matos e a sua personagem palhaça “Esmeralda” estreiam nesta segunda-feira o projeto de contação de histórias “Sussurros” que vai percorrer o Estado com dez apresentações gratuitas em Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs). A abertura será nesta segunda (02), em Floripa – Foto: Wally Moraes/Divulgação

“Sussuros” será apresentado nesta segunda no Núcleo EJA Centro 2, às 19h30, e na terça (03) chega ao EJA do Morro das Pedras (19h40). Toda a programação está no Instagram @ilhadeencantaria e para participar das atividades é preciso se inscrever no canal Encantaria no YouTube.

Além de Florianópolis, São Francisco do Sul, Penha, Lages, Campos Novos e Laguna também receberão o projeto que conta com classificação livre. As ações envolvem material didático autoral e rodas de conversas sobre as fantásticas histórias locais.

“Sussurros” resgata narrativas e memórias da Ilha de SC

As apresentações serão todas gratuitas e visam preservar a oralidade e os saberes tradicionais a partir da coleta de memórias, contribuindo para o desenvolvimento cognitivo e sócio emocional do público. Dando continuidade à pesquisa “Contos e Encantos de uma Ilha de Magia”, que Débora desenvolve desde 2020 junto às comunidades da Grande Florianópolis, “Sussurros” resgata narrativas e memórias da Ilha e seus arredores.

“Trata-se de uma contação de história com narrativas peculiares que valorizam o respeito às pessoas mais antigas, o cuidado com a natureza, o olhar afetuoso com o outro e a importância de manter acesas as memórias da Ilha”, conta a artista.

O projeto é realizado com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.