O trunfo da Infraestrutura de SC para amenizar o caos em dois ‘gargalos’ de Florianópolis

A SIE (Secretaria de Infraestrutura do Estado), em meio ao furacão e dos imediatismos da imobilidade em Florianópolis, arquiteta a contratação permanente do serviço de guinchos.

Caminhão enguiçou na SC-401, no bairro João Paulo, em Florianópolis; cena recorrente – Foto: Reprodução

Atualmente o sistema funciona por demanda, quando o Estado requer, a empresa atua.

O problema é que essa engenharia é pouco efetiva, principalmente, frente aos caóticos sinistros registrados na SC-401, subida das madeireiras no sentido bairro e subida do cemitério Jardim da paz, sentido centro.

Mesmo problema na entrada-saída da Ilha de Santa Catarina, quando os veículos apresentam problemas, resultam em grandes transtornos para quem percorre o mesmo sentido.

Segundo apurado, o processo licitatório para contratação permanente do serviço está pronto e deve ser lançado em setembro. O serviço permanente foi contratado para o período da alta temporada, entre 2023 e 2024.

Duas ocorrências pararam a Ilha na última semana

Caminhão parado por falta de combustível na SC-401 – Foto: PMRV/Divulgação/ND

Os dois pontos que são alvo da SIE, coincidentemente, tiveram grandes problemas na última semana.

Primeiro foi um caminhão que, sem gasolina e com pneu desgastado além do limite, parou na subida das madeireiras em um efeito cascata em todo eixo central da Ilha de Santa Catarina.

Já na sexta-feira, no acesso à Ilha pela Ponte Pedro Ivo Campos, um veículo teve problemas e refletiu em filas na BR-101, mesmo em horário de contra fluxo.

Certamente a opção do Governo de Santa Catarina não vai resolver, mas vai ajudar a amenizar os impactos que envolvem os problemas (graves) de mobilidade.

Vai custar mais aos cofres públicos, é verdade, mas é uma tentativa válida frente a atual vulnerabilidade dos gargalos.

Aliás, a Infraestrutura do Estado pode ser questionada por muita coisa, menos por omissão ou indiferença.

 

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