Urso-de-óculos: conheça a espécie que vive na América do Sul

Você sabia que existem ursos na América do Sul? Um espécie de mamíferos é totalmente exclusiva da região e tem diversas características únicas e impressionantes. Trata-se do Urso-de-óculos.

Urso-de-óculos deitado em cima de um galho de árvore

Conheça esse espécie de urso, exclusiva da América do Sul – Foto: R7/Reprodução/ND

O urso-de-óculos ou urso andino, é um animal nativo da América do Sul, única espécie de urso que habita a parte do continente, vivendo nos Andes tropicais.

Sua distribuição é bastante ampla e segundo o portal Perito Animal, ele está presente desde as montanhas da Venezuela até a Bolívia, também localizado na Colômbia, Equador e Peru.

Em 2014, animais da espécie foram vistos no norte da Argentina, embora se acredite que fossem animais de passagem e não população residente.

Habitat natural do urso-de-óculos

Esse animais vivem em uma ampla variedade de ecossistemas localizados ao longo dos Andes tropicais. Eles podem viver a uma altura de até 4.750 metros acima do nível do mar e não costumam descer abaixo de 200 metros.

A grande variedade de habitats inclui florestas tropicais secas, planícies úmidas, florestas tropicais úmidas, arbustos secos e úmidos e pastagens de alta altitude.

Eles tendem a mudar seu habitat conforme a época do ano e a disponibilidade de alimentos, onde podem tanto comer frutas de árvores e arbustos, como caçar animais como coelhos e antas.

E como sempre há alimentos disponíveis nas regiões que habitam, essa espécie de urso não possuí o hábito de hibernar.

Eles usam óculos?

Esse nome vem em alusão a sua pelagem, sendo também a marca registrada da espécie. O urso-de-óculos tem pelos brancos ao redor dos olhos, de formato circular, que lembra o formato de um óculos.

Em muitos exemplares esse pelo branco se estende até o peito. O resto do pelo em seu corpo é marrom escuro ou preto.

Fotografia de um urso-de-óculos sentado

O urso-de-óculos possui pelos brancos em volta de seus olhos  – Foto: Olhar Digital/Reprodução/ND

Em comparação a outros ursos, a espécie é considerada de porte pequeno, com os machos adultos podendo alcançar entre 100 e 200 quilos. Já às fêmeas adultas, pesam apenas entre 30 e 85 kg.

Outra característica dos animais é o pelo fino, adaptado para climas quentes. Eles também têm longas garras que utilizam para subir em árvores.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.