Festival leva arte e tecnologia para o Museu de Arte de Blumenau!

Alô, Blumenau! O Museu de Arte da cidade, o MAB, recebe a partir de quinta-feira (05) a primeira edição do festival que vai unir arte e tecnologia e envolverá 12 artistas da cena contemporânea de Santa Catarina.

O Texnego Novum levará importantes nomes das nossas artes para exposições, instalações, projeções mapeadas, encontros entre criadores e oficinas. Acompanhe toda a programação pelo site e pelo Instagram do festival.

Obra de Fran Favero, artista catarinense que está no “Texneo Novum Festival: arte e tecnologia” que abre nesta quinta no Museu de Arte de Blumenau (MAB) – Foto: Fran Favero/Divulgação

Até o dia 27 de outubro, as mostras irão ocupar cinco salas expositivas do MAB. A abertura será na quinta-feira está programada para as 18h e, assim como toda a programação, é gratuita e acessível para pessoas cegas e surdas.

Com curadoria de Anna Moraes, o Texneo Novum irá exibir produções e investigações recentes de artistas de Santa Catarina que vêm operando nos últimos anos no tema-suporte-omídia tecnológica em suas produções e investigações poéticas. Os convidados são Diego de los Campos, J.P.F. Borges, Fran Favero, Romeu Silveira, Jonas Esteves, Pedro Gottardi, Bill Or, Babel, Bruno Bez, Leandro Vigas, Osmar Domingos e Mauricio Igor.

“O interesse em arte e tecnologia emerge da busca por novas formas de expressão e da exploração de possibilidades criativas oferecidas pela inovação tecnológica. A tecnologia como suporte para a arte permite expandir os limites tradicionais, oferecendo novas ferramentas e plataformas para artistas explorarem e experimentarem”, diz Tailor Morais, diretor executivo da Marte Cultural, produtora que idealizou o festival.

Morais explica que a escolha de Blumenau se deve ao rico patrimônio cultural, apoio institucional robusto e cenário artístico vibrante, além de oferecer um ambiente inclusivo e acessível, promovendo a democratização da arte e fomentando conexões significativas entre artistas e a comunidade local.

Bruno Bez levará a sua arte digital para o festival – Foto: Bruno Bez/Divulgação

A seleção de artistas é abrangente e inclui desde aqueles que atuam há muitos anos quanto os que ainda estão na universidade ou são autodidatas, que nasceram em SC ou atuam por aqui. A curadoria, sob a responsabilidade da artista Anna Moraes, também buscou artistas que desenvolvem pesquisas artísticas que dialogam de alguma forma com essa intersecção entre arte e tecnologia e pensam a fatura manual versus fatura tecnológica da arte.

Serão 52 de atividades que ocuparão todos os ambientes do MAB com exposições que remeterão a diferentes temáticas, como “arte, ciência e tecnologia”, “nova fotografia urbana”, “galeria de papel”, entre outras. E não se resumirá aos ambientes internos do MAB. As áreas externas do museu receberão projeções mapeadas dos artistas Bruno Bez e Leadro Vigas.

O Texneo Novum Festival é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). O patrocínio é da Texneo com apoio do Museu de Arte de Blumenau, Secretaria Municipal de Cultura e Relações Institucionais e Prefeitura de Blumenau e Kalvelage Destilary. A realização é da Marte Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Programe-se Texneo Novum Festival

Quando: de 5/9 a 27/10/2024.
Abertura: quinta-feira (05), às 18h
Visitação: até 27/10, terça a sexta, das 10h às 16h
Onde: Museu de Arte de Blumenau (Rua XV de Novembro, 161 – Centro, Blumenau)
Quanto: gratuito
Classificação: livre

Artistas convidados: Diego de los Campos, J.P.F. Borges, Fran Favero, Romeu Silveira, Jonas Esteves, Pedro Gottardi, Bill Or, Babel, Bruno Bez, Leandro Vigas, Osmar Domingos, Mauricio Igor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.