Namoro solo: a tendência entre jovens que dispensam companhia para ‘namorarem’ sozinhos

Seja uma volta no parque ou um jantar romântico à um, a tendência “namoro solo” está crescendo entre a “geração Z” com milhões de reproduções em vídeos no TikTok. Voltado para o amor próprio, o termo nada mais é que procurar atividades para fazer sozinho e curtir a própria companhia, longe das influências e gostos de outras pessoas.

Tendência do namoro solo está crescendo entre os jovens – Foto: Reprodução/Eman Ali/Kintzing/ND

A psicóloga especialista em comportamento, Natalie Bailey, de Londres, defendeu a prática e ressaltou que passar um tempo de qualidade sozinho pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar a saúde mental.

“Encontros solo são sobre amor-próprio, autodescoberta, crescimento e empoderamento. É um convite; um momento para descobrir mais sobre você mesmo, sem o barulho e a influência dos outros”, disse à revista britânica, Service95.

A própria psicóloga já aderiu ao movimento e decidiu fazer uma viagem sozinha ao Egito. “Queria me lembrar de quem sou e que posso fazer coisas independentes”, alegou.

No entanto, Natalie admite que sair sozinho para um lugar público pode ser intimidante, principalmente para quem nunca fez isso antes. O conselho da psicóloga é não se desencorajar com a ansiedade do “primeiro encontro”.

“Reconheça que é natural sentir nervosismo antes de sair sozinho. Sinta o medo e faça de qualquer forma. Assim que você supera essa barreira, percebe que ela não existe”, completou.

@lauravincensi Tem algo muito lindo e bom em aproveitar a própria companhia 💘 e assim foi minha sexta-feira 🎶💆🏼‍♀️🍝🌙 #vlog #solodate #viral #foryou ♬ Dominic x Brazil Declan – iMi 💌

Entre milhares de sugestões no TikTok para o namoro solo, está uma visita a um museu, um restaurante ou café que sempre quis conhecer, o show de um cantor que ninguém do seu ciclo de amigos gosta além de você, um piquenique no parque com um livro que está parado na estante há meses sem ser terminado.

5 dicas da psicóloga para curtir o namoro solo:

  1. Viva o momento: “seja saboreando uma refeição ou sentado em um parque, praticar mindfulness ajuda a ancorar você no momento presente, elevando sua percepção e apreciação da experiência”;
  2. Se expresse: “leve um diário, caderno de esboços ou câmera no seu encontro solo. Expressar-se criativamente pode ser terapêutico, oferecendo uma janela para seus pensamentos e sentimentos”;
  3. Movimente-se : “integrar movimento, seja através de uma caminhada tranquila, yoga ou dança, não só beneficia seu corpo como também limpa sua mente e melhora seu humor”;
  4. Se eduque: “visite um museu, leia um livro em um café aconchegante ou faça uma aula. Aprender coisas novas estimula sua mente e desperta alegria”;
  5. Desligue o celular: “faça do seu encontro solo um momento para se desconectar da tecnologia. Essa pausa das distrações digitais pode levar a uma autorreflexão mais profunda”.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.