Intoxicação: mãe e filho são encontrados caídos dentro de apartamento em Blumenau

O Corpo de Bombeiros Militar foi mobilizado na noite desta quarta-feira (11), depois que mãe e filho foram encontrados caídos no chão do apartamento em que moram, no bairro Escola Agrícola, em Blumenau.

Segundo relatos, a mulher entrou em contato com uma vizinha antes do incidente, informando que “estava se sentindo muito mal”.

A mãe, filho e animais de estimação foram encontrados pelo síndico e uma vizinha com suspeita de intoxicação no apartamento – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

O síndico do condomínio e a vizinha que recebeu o pedido de ajuda foram até a porta do apartamento das vítimas. Como ninguém respondeu, decidiram arrombar.

Ao entrarem na residência, encontraram a mulher e o jovem, além dos três animais de estimação, caídos em diferentes cômodos do apartamento. Imediatamente, acionaram as equipes de socorro.

No local, os bombeiros encontraram duas equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) prestando atendimento para as vítimas.

Mãe e filho estavam conscientes, mas apresentando sinais de confusão, vômitos, dispneia e dificuldade de movimentação. Apesar do susto, os dois foram atendidos e encaminhados ao Hospital Santo Antônio.

Os animais de estimação, um gato e dois cachorros, também apresentavam sintomas de intoxicação. Eles foram levados por uma vizinha até uma clínica veterinária.

O que causou a intoxicação?

De acordo com Batalhão de Bombeiros Militar, há algumas suspeitas sobre a causa da intoxicação. A primeira envolve o aquecedor de água a gás, que teria liberado monóxido de carbono. O gás impede que o sangue transporte oxigênio, resultando na falta de oxigênio nos tecidos do corpo.

Outra suspeita é que as vítimas possam ter sido intoxicadas pela exposição a produtos de limpeza, como alvejantes e outros componentes químicos. Os sinais podem ser variados e dependem do tipo de produto de limpeza e de qual maneira houve o contato, inalação, ingestão e outros.

Os principais sintomas são: dores de cabeça, enjoos e vômitos, alergias, tosse, irritação, inflamação nas vias respiratórias ou nos olhos, queimaduras e coceiras na pele. A intoxicação pelo produto causa maior impacto em crianças e animais.

A terceira hipótese é o vazamento de gás refrigerante que pode ter sido causado pelo ar condicionado, que estava ligado e em uso no momento do incidente.

O vazamento pode ser identificado pelo odor característico, que muitas vezes é descrito como doce e forte. Em alguns casos, a inalação pode causar dores de cabeça, tonturas, náuseas, irritação nos olhos e garganta.

Ainda segundo os bombeiros, a causa exata da intoxicação só poderá ser confirmada após a perícia. O caso permanece sem novas atualizações.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.