PF extradita uruguaio procurado pela Interpol que estava preso em Florianópolis

A Polícia Federal extraditou, nesta terça-feira (17), um homem de nacionalidade uruguaia que era procurado pela Interpol. Ele estava preso na Penitenciária de Florianópolis desde 2022.

Uruguaio procurado pela Interpol estava preso na Penitenciária de Florianópolis desde 2022

Uruguaio procurado pela Interpol estava preso na Penitenciária de Florianópolis desde 2022 – Foto: Eduardo Valente/ SECOM/ ND

O uruguaio, de 24 anos, foi entregue a uma equipe da Polícia Federal do Uruguai no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Ele foi levado de volta ao seu país de origem.

Segundo a PF, o jovem foi preso em Florianópolis em 2022 pelo crime de tráfico de drogas, ocasião em que portava documentos falsos.

Homem procurado pela Interpol tinha mandado de prisão no Uruguai por homicídio

Através da cooperação policial internacional, os agentes brasileiros constataram que havia um mandado de prisão contra ele por homicídio no Uruguai.

O crime aconteceu em 2108 e a condenação foi cinco anos depois, em 2023. Nesse intervalo, foi preso no Brasil por tráfico de drogas, onde cumpria pena no presídio da capital catarinense desde então.

Polícia Federal extradita homem procurado pela Interpol

O nome do criminoso foi incluído na lista vermelha da Interpol – Foto: Polícia Federal

As autoridades uruguaias incluíram o nome do foragido na Difusão Vermelha da Interpol, um banco de dados que reúne pessoas com uma ordem de prisão expedida por um juiz nos países integrantes.

A inclusão na lista vermelha como procurado pela Interpol permitiu que a PF solicitasse sua prisão ao STF (Supremo Tribunal Federal), que expediu o mandado de prisão para fins de extradição.

A medida consiste na entrega de um foragido internacional localizado no Brasil ao país requisitante. Segundo a PF, um total de sete procurados pela Interpol foram presos em Santa Catarina este ano.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.