Acidente aéreo na Coreia do Sul: especialista aponta ‘erro fatal’ que causou tragédia

Um erro na posição do localizador, sistema de navegação colocado na pista, teria sido a causa do acidente aéreo na Coreia do Sul, que ocorreu no domingo (29) e resultou na morte de 179 pessoas. Segundo o especialista em aviação David Learmount, em entrevista à Sky, todos poderiam ter sobrevivido se a estrutura não estivesse fixada no muro de concreto.

Especialista aponta "erro fatal" em acidente aéreo na Coreia do Sul

Especialista aponta “erro fatal” em acidente aéreo na Coreia do Sul – Foto: FL360aero/X

“Não sei quais padrões eles acham que são apropriados, mas outros aeroportos não colocam as antenas do sistema de pouso por instrumentos em uma estrutura de concreto”, afirmou Learmount.

Ele ainda acrescenta que, em outros aeroportos, as estruturas geralmente são dobráveis, para evitarem colisões fatais. O suporte da antena, feito de concreto, pode ter piorado muito o acidente. “Se isso não existisse, todos estariam vivos agora.”

O que é uma antena de sistema de pouso por instrumentos?

Uma antena de sistema de pouso por instrumentos é um tipo de antena usada para fornecer orientação precisa para aeronaves durante a fase de pouso de um voo.

A antena é normalmente montada no telhado de um edifício ou no solo e é projetada para transmitir e receber sinais do sistema de navegação de uma aeronave.

Antenas de sistema de pouso por instrumentos em pista de aeroporto

Estrutura é utilizada para guiar aviões durante o processo de pouso – Foto: Antenna Experts/ND

Os sinais fornecem à aeronave informações sobre sua localização, altitude e direção, o que ajuda o piloto a pousar a aeronave com precisão. A antena é um componente importante do sistema de pouso e de controle de tráfego aéreo de um aeroporto.

No aeroporto em que ocorreu o acidente aéreo na Coreia do Sul, as antenas estavam fixadas no muro de concreto em que o avião colidiu.

O acidente aéreo na Coreia do Sul que matou 179 pessoas

O acidente de avião na Coreia do Sul que vitimou 179 passageiros na manhã deste domingo (29) já é o maior desastre aéreo registrado envolvendo uma companhia local desde 1997. Apenas duas pessoas sobreviveram, segundo informações da principal agência de notícias do país, Yonhap News Agency.

Acidente aéreo na Coreia do Sul resultou na morte de 179 pessoas

Acidente aéreo na Coreia do Sul resultou na morte de 179 pessoas- Foto: FL360aero/X

O avião colidiu com um muro no Aeroporto Internacional de Muan durante o pouso. A aeronave havia decolado de Bangkok, na Tailândia.

Em uma entrevista coletiva, o diretor de política de aviação do Ministério da Terra, Infraestrutura e Transporte, Ju Jong-wan, informou que as autoridades estão investigando o motivo do trem de pouso parecer não ter funcionado corretamente, se pássaros atingiram o avião ou se o mau tempo foi um fator.


Acidente aéreo na Coreia do Sul, no Aeroporto Internacional de Muan Vídeo: Yonhap News/Divulgação

Segundo Jong-wan, quando o avião estava pousando, o aeroporto avisou sobre a possibilidade de um ataque de pássaros. O avião emitiu um alerta de emergência logo em seguida e depois fez um pouso forçado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.