ÁUDIOS: Ouça reações de contoladores de voo e piloto com acidente de avião em Washington

Gravações das torres de comunicação de Washington, capital dos Estados Unidos, registraram a reação de controladores de voo e de um piloto, de uma terceira aeronave, após o acidente entre avião e helicóptero ocorrido na madrugada desta quinta-feira (30). “Provavelmente caíram no rio, eu vi uma bola de fogo e eles sumiram“, diz a agente de segurança de voo em um dos registros.

Voo 5342, da American Eagle, seguia em direção a Wichita, no estado do Kansas, quando foi atingido por helicóptero em Washington – Foto: Eixo Político/@eixopolitico/X

Os diálogos foram capturados pelo sistema LiveATC.net, que grava a frequência de tráfegos aéreos nos Estados Unidos. Na noite da quarta-feira (horário local), o voo 5342, da American Airlines, trafegava em direção a cidade de Wichita, no estado do Kansas, quando foi atingida por um Black Hawk das forças armadas dos Estados Unidos.

Áudios registram reação após acidente entre avião e helicóptero

Um dos áudios mostra o diálogo entre a agência de segurança de voo e a torre de controle instantes após a colisão entre o jato CRJ700 da American Airlines e um helicóptero militar Black Hawk.

“Aviso de fogo! O acidente aconteceu no rio, o helicóptero e o avião colidiram sobre o rio, a leste do final de aproximação da pista 33”, diz a agente. “Eles provavelmente caíram no meio do rio. Era CRJ e um helicóptero que bateram talvez a meia milha de distância o aeroporto”, completa.


 

Autoridades norte-americanas não acreditam que haja sobreviventes de acidente entre avião e helicóptero

Autoridades norte-americanas não acreditam que haja sobreviventes de acidente entre avião e helicóptero – Foto: Andrew Harnik/Getty Images/AFP/ND

“Viu isso?”, questiona piloto

Em outra gravação, o piloto de uma terceira aeronave aciona a torre de comando, assutado com o acidente entre avião e helicóptero, e pergunta: “torre, você viu isso?”.

“Eu não sei se você percebeu o que houve, mas teve uma colisão próxima da pista 33. Nós vamos paralisar as operações por tempo indeterminado. Se quiser voltar ao portão, eu sugiro que contatem a companhia. Deixem-me saber o que quer fazer”, responde o controlador de voo ao piloto”.

“Nós testemunhamos a coisa toda. Precisa de alguma informação”, diz o piloto, antes do diálogo encerrar.

Não há sobreviventes, dizem autoridades

Ao todo, 67 pessoas estavam nas duas aeronaves envolvidas na colisão — 64 no avião comercial e três no militar. Ainda não se sabe o que causou o acidente entre avião e helicóptero em Washington.

Pela gravidade do acidente e também as condições do rio em que as aeronaves caíram, a possibilidade de que alguém tenha sobrevivido foi descartada pelas autoridades norte-americanas.

Avião se partiu em três partes e caiu sobre o rio Potomac, em Washington (D.C.)

Avião se partiu em três partes e caiu sobre o rio Potomac, em Washington (D.C.) Foto: Andrew Caballero-Reynolds/AFP/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.