Polícia encontra parte de material radioativo furtado com destino a SC

Galões estavam em uma loja de baterias em São Paulo

Material radioativo furtado de carro em São Paulo, segundo Medical Armazenagem, Logística e Distribuição (Foto: Comissão Nacional de Energia Nuclear, Divulgação)

A Polícia Militar de São Paulo encontrou na tarde deste sábado (6) uma parte do material radioativo furtado na última semana, que tinha como destino Curitiba, no Paraná, e Blumenau, em Santa Catarina. Os produtos estavam numa loja de baterias localizada na Avenida Itaquera, na Zona Leste de São Paulo. As informações são do g1.

Segundo a PM, o material foi adquirido através de um ferro velho. Três pessoas envolvidas nas negociações foram presas, acusadas de receptação e porte de material nuclear. Os homens de 21, 25 e 53 anos foram encaminhados ao 53º Distrito Policial (DP) – Parque do Carmo.

Os agentes isolaram a loja e acionaram os técnicos do Instituto de Radioproteção e Dosimetria (IRD) para verificarem as taxas de radiação no local. Pelas medições, os especialistas concluíram que o resultado não é preocupante.

O furto ocorreu no dia 30 de junho, quando o veículo de uma empresa especializada em transporte radioativo foi levado de uma rua em São Mateus, também na Zona Leste.

De acordo com a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), haviam cinco galões no veículo, todos eles com geradores de material radioativo — um de Germânio 68/Gálio 68, com radiação ativa, e quatro de Molibdênio 99/Tecnécio 99, que estavam sendo retornados à empresa depois de já terem sido utilizados em um hospital.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), todos os cilindros de armazenamento furtados já foram localizados. Porém, o gerador que continha Germânio 68/Gálio 68 foi encontrado sem o material radioativo, que ainda é procurado. O Gálio é um metal usado na medicina nuclear, especialmente na realização de exames de imagem.

Na sexta-feira (5), um dos cinco galões que estavam no carro furtado foi localizado num desmanche de veículos roubados, no Jardim Marilu. O recipiente estava aberto e vazio.

Técnicos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen) passaram horas fazendo medições no local e não detectaram radiação do produto no ambiente, liberando a área que estava interditada.

Material radioativo é recuperado

Veículo furtado

Ao g1, os sócios da empresa Medical Armazenagem Logística e Distribuição Ltda, proprietária do veículo furtado, disseram que a carga radioativa havia sido retirada no Rio de Janeiro e tinha como destino Curitiba, no Paraná, e Blumenau, Santa Catarina.

Os responsáveis afirmaram que o furto ocorreu por uma falha operacional do motorista. Ele deveria ter levado o carro para uma das unidades da empresa antes de seguir para o Sul, mas, ao invés disso, decidiu deixá-lo na frente de sua residência, onde o crime ocorreu.

O caso é investigado pelo 49º Distrito Policial – São Mateus. Até a última atualização dessa reportagem, o veículo furtado não havia sido localizado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.
 

[email protected]