Grupo é preso por realizar rinha de canários e manter 280 aves em situação irregular em SC

Um grupo de 10 homens foi preso, na manhã deste sábado (1º), por promover rinha de canários no bairro Iririú, em Joinville. Os suspeitos ainda mantinham 280 aves em situação irregular na cidade do Norte catarinense.

Rinha de canários em Joinville (SC)

Grupo é preso por realizar rinha de canários e manter 280 aves em situação irregular em SC – Foto: Divulgação/PCSC/ND

De acordo com o DIC (Departamento de Investigações Criminais) de Joinville, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão relacionados ao caso.

Como polícia identificou rinha de canários

A investigação iniciou ainda em agosto de 2024. Na época, o grupo preso neste sábado, passou a ser monitorado pela equipe. Durante a investigação, foi possível identificar vínculo similar ao crime de associação criminosa, o que ocorre quando um grupo de pessoas se reúne com o propósito de praticar delitos.

A investigação levou à prisão dos 10 homens por integrarem essa associação. Além disso, eles também responderão pelos crimes de manutenção irregular de animais silvestres e maus-tratos.

Já as 280 aves apreendidas serão encaminhadas ao IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina), onde passarão por um processo de reabilitação. Elas deverão retornar à natureza assim que possível.

A maioria dos animais apreendidos pertence à espécie sicalis flaveoa, conhecido como canário-da-terra-verdadeiro.


Aves foram apreendidas no bairro Iririú – Vídeo: Divulgação/PCSC/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.