Reconhecimento facial, IA e mais: o que SC prepara para reforçar a segurança pública

Em entrevista ao Grupo ND, o secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, Flávio Graff, destacou os avanços e investimentos na área da segurança pública, ressaltando o compromisso do governo estadual com a valorização dos agentes e a modernização dos recursos disponíveis.

Flávio Graff, secretário de Segurança Pública, em entrevista ao Grupo ND – Foto: Paulo Rolemberg

Segurança pública de SC é comparável com Dinamarca e Suécia

Segundo ele, Santa Catarina se mantém como referência nacional e internacional em segurança, sendo comparável a países de alto desenvolvimento, como Dinamarca e Suécia, devido à qualidade do trabalho realizado pelas forças de segurança do Estado.

“Santa Catarina tem como um dos destaques a segurança pública e isso é muito em razão não só da questão do povo, que é ordeiro, um povo trabalhador, um povo que busca o desenvolvimento permanentemente, mas também se dá muito em função daquilo que a segurança pública acaba fazendo através das suas forças de segurança”, destacou.

Graff enfatizou a política de valorização dos agentes de segurança, destacando o reajuste salarial de 21,5% concedido aos profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica e Corpo de Bombeiros Militar.

O aumento salarial, segundo ele, é mais do que o dobro da inflação dos últimos dois anos e representa um reconhecimento à dedicação desses servidores que atuam diariamente na proteção da população catarinense.

Formatura Polícia Militar de Santa Catarina – Foto: Leo Munhoz/Secom-SC/ND

Além do reajuste, segundo Graff, o governo estadual restabeleceu a integralidade e a paridade salarial dos policiais civis e científicos, garantindo que esses profissionais não percam direitos adquiridos. Essa medida, de acordo o secretário, atende a um clamor antigo das categorias.

Uso de inteligência artificial no sistema de videomonitoramento

O secretário destacou que, além do reforço no efetivo, a segurança pública catarinense está investindo fortemente na modernização tecnológica. Entre os projetos em andamento, está a implementação de Inteligência Artificial no sistema de videomonitoramento Bem-Te-Vi, que conta com centenas de câmeras espalhadas pelo Estado.

Uma das inovações será a introdução do reconhecimento facial, integrando as câmeras já existentes a um sistema que permitirá a identificação de suspeitos procurados pela Justiça.

Reconhecimento facial será introduzido no sistema Bem-Te-Vi- Foto: Foto Flavio Tin/Arquivo ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.